26 setembro 2012

Verificação das árvores na rua Gonçalo de Carvalho

Verificação das árvores - Foto: Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho
Ontem, 25 de setembro, aconteceu a verificação das árvores da rua Gonçalo de Carvalho conforme foi acertado com o supervisor de Praças, Parques e Jardins no dia 12 de setembro.

Obra eliminou o canteiro da árvore - Foto: Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho

A rua foi percorrida em toda sua extensão por Ana Lúcia D'Angelo (ex-presidenta da AMABI e representante da Associação de Moradores da Rua), Marcelo Ruas (presidente da AMABI em 2006 - ano do decreto de sua preservação como Patrimônio Ambiental), Sandra Mendes Ribeiro (vice-presidente da AGAPAN0, Miriam Löw (Conselho Superior da AGAPAN), Ney Francisco Ferreira (ex-diretor e um dos fundadores da AMABI), Cesar Cardia (Blog Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho),Walter Eichler (diretor de Praças, Parques e Arborização da SMAM), Regina Patrocínio (bióloga e gerente técnica da Zonal Centro da SMAM) e representantes dos moradores da Gonçalo de Carvalho.

Arquiteto Marcelo Ruas explica opinião dos moradores
aos técnicos da SMAM - Foto: Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho

A SMAM prestou alguns esclarecimentos sobre a retirada da árvore no início do mês e o plantio de nova árvore no mesmo local, que felizmente está em bom estado e sendo bem cuidada.

A tipuana "Sombra Verde" - Foto: Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho

Ao percorrerem a rua foram apontados alguns problemas com relação a galhos podres, árvores que merecem cuidados especiais. Uma que outra árvore, infelizmente, estão em péssimo estado ou mortas, por isso deverão ser retiradas e outras tipuanas serão plantadas no mesmo local.

"Invadiram" o canteiro da árvore - Foto: Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho

Também foi apontado aos representantes da SMAM problemas relacionados a canteiros de árvores que foram "pavimentados", uma árvore com um cartaz pregado em seu tronco e cimento colocado junto a uma árvore onde seria seu canteiro.

Cartaz pregado em árvore? - Foto: Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho

A grande notícia do dia foi a mudança de opinião da SMAM sobre outra árvore, próxima ao acesso ao shopping, que deveria ser retirada pela secretaria. Ela será tratada pois não está em desiquilíbrio, logo não apresenta risco de cair.

Verificando o estado das árvores - Foto: Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho

A SMAM prometeu fazer um levantamento completo da arborização da rua até o final do mês e posteriormente apresentar um relatório com cronograma de ações que serão desenvolvidas na rua Gonçalo de Carvalho. Isso é muito bom! Com isso demonstrarão, na prática, a intenção de voltarem a ser a secretaria municipal mais respeitada entre os cidadãos de nossa cidade e também a com mais parcerias na cidadania de Porto Alegre.

Parceria dos cidadãos e SMAM poderá ter excelentes
resultados - Foto: Sérgio Louruz/PMPA

Vamos aguardar o relatório da SMAM e fazer todo o possível para colaborar com a secretaria, para que juntos possamos preservar essa preciosidade: o Túnel Verde da Rua Gonçalo de Carvalho.

O grande exemplo de uma criança
Sandra Ribeiro, vice-presidente da AGAPAN
"descobre" a plaquinha da Valentina - Foto: Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho
Uma criança colocou uma pequena placa pedindo respeito às árvores.
A placa da Valentina não está colada nem pregada, apenas encaixada na árvore.
Precisamos de mais Valentinas para cuidarem de nossas árvores!
Foto: Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho