13 setembro 2012

Nova árvore na Gonçalo de Carvalho

A nova árvore foi plantada no mesmo local onde iniciaram
as manifestações em defesa das árvores em 2005.
Já foi plantada uma nova tipuana na Rua Gonçalo de Carvalho. Foi plantada no mesmo local da árvore cortada no dia 3 de setembro, o que motivou protestos de moradores e amigos das árvores.
Nossa sugestão é que a nova árvore seja chamada de "A Sombra Verde", nome do blog do professor português Pedro Nuno Teixeira Santos que chamou a Gonçalo de Carvalho de "A Rua Mais Bonita do Mundo".

Coleta de assinaturas, em 2005, ao lado da árvore que foi cortada no dia 3 de setembro

A antiga árvore era simbólica para os defensores do Túnel Verde, junto a ela foram coletadas assinaturas em apoio do Movimento em Defesa da Rua, muitas reuniões da criada Associação dos Moradores e Amigos do Bairro Independência foram feitas junto a ela.


Reunião na SMAM
No fim da tarde do dia 12 de setembro aconteceu uma reunião com o supervisor de Praças, Parques e Jardins da SMAM.

À partir da esquerda: Marcelo, Miriam, Edi e Francisco Mellos (SMAM)

A reunião foi motivada pelo corte de uma antiga árvore na Gonçalo de Carvalho e também para tratar de outros assuntos relativos a manutenção de árvores na cidade e buscar informações sobre desastrosas podas de árvores ocorridas recentemente, em especial na Avenida Ipiranga .

A criminosa poda de árvores na Av. Ipiranga - Foto: Espiral Positiva

Estiveram presentes Miriam Löw e Edi Fonseca pela AGAPAN, arquiteto Marcelo Ruas (morador da Gonçalo e presidente da AMABI quando do tombamento da rua) e Cesar Cardia (administrador do Blog, integrante do "Amigos da Gonçalo" e também associado da AMABI e AGAPAN).

Marcelo Ruas, presidente da AMABI em 2006.

Também estava combinado as presenças de representantes da atual direção da AMABI e também da recém criada Associação de Moradores da Gonçalo (AmoGonçalo), mas por problema de agenda eles não puderam comparecer naquele horário.

Supervisor Francisco Mellos e Miriam Löw, da AGAPAN.

O supervisor Francisco Mellos foi muito atencioso conosco, escutou nossas críticas e algumas sugestões. Justificou que as terríveis podas de árvores ocorridas na Ipiranga foram feitas pela CEEE, que inclusive foi autuada e multada pela SMAM. Prometeu ouvir a comunidade e também discutir internamente para a nossa sugestão de criação de uma "ouvidoria" na SMAM, com objetivo bem distinto do 156, serviço existente também para denúncias à SMAM. Outras sugestões da AGAPAN e da comunidade foram bem recebidas, isso terá desdobramento em outros encontros.

Edi Fonseca expondo a posição e lutas da AGAPAN em defesa das árvores.

No próximo dia 25 haverá um "projeto piloto" de análise da arborização na rua Gonçalo de Carvalho, com presença do corpo técnico da SMAM, da comunidade e da AGAPAN. Isso poderá ser umas nova prática da secretaria em toda a cidade, com o objetivo de atuar em parceria com a cidadania de Porto Alegre.