16 abril 2013

Corações que batem pelas árvores

Coração na árvore já cortada.
Manifestantes marcaram as árvores do entorno do Gasômetro com corações
Nos últimos dias os manifestantes que lutam pela preservação das árvores no entorno do Gasômetro marcaram as árvores ameaçadas por corte pela prefeitura municipal.

Av. João Goulart com "corações" nas árvores.

Decidiram colocar nessas árvores a figura de um coração, para melhor expressar o amor que tem pelas árvores da cidade.
Recortaram corações em E.V.A. (sigla de "Etil Vinil Acetato"), aquela material emborrachado colorido muito utilizada nos trabalhos artesanais e escolares e fixaram os "corações" com linhas e barbantes nos troncos das árvores, inclusive nos tocos das árvores já cortadas no dia 6 de fevereiro.

Preservar as árvores é preservar a vida.
Voluntários recortando os corações na Praça do Aeromóvel.

A grande polêmica sobre os cortes de árvores começou no dia 6 de fevereiro, quando foi iniciada a remoção. Protestos intensos de moradores e ativistas, que subiram nas árvores para impedir sua derrubada, motivaram a suspensão dos trabalhos após o corte de 14 árvores.

Jovens sobem nas árvores no dia 6 de fevereiro para impedir o corte.

Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Smam), o corte de 115 árvores na região da Praça Julio Mesquita, também conhecida como Praça do Aeromóvel, (em frente à Usina do Gasômetro) é necessária para dar andamento às obras de duplicação da Avenida Edvaldo Pereira Paiva, a Beira-Rio, que faz parte do projeto para Copa do Mundo de 2014.Com a retirada dessas árvores pretendem alargar a pista da Av. João Goulart em cerca de 4 metros, o que aumentaria o fluxo de carros na região central da cidade.

O objetivo é conscientizar a população sobre a importância das árvores.

Chamamento para o protesto em 7 de fevereiro
A prefeitura não levou em consideração a importância ecológica das árvores, dando maior importância ao espaço que disponibilizaria para aumentar o uso de automóveis. Também desconheceu que na revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental de Porto Alegre foi aprovado - e sancionado pelo prefeito em 2010 - uma emenda que criava o Parque do Gasômetro, unindo as praças Julio Mesquita e Brigadeiro Sampaio com a área da Usina do Gasômetro e com o rebaixamento da Av. João Goulart.. Isso está gravado no PDDUA e só necessita de lei específica para a implantação do Parque do Gasômetro.
Praça Julio Mesquita ao anoitecer.

Atualmente o corte das árvores está suspenso por decisão da Justiça, motivada por Ação Popular impetrada pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul.

Uma das árvores cortada já está rebrotando. A vida desafiando a morte!
Fotos: Cesar Cardia/Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho