O final de seu primeiro texto publicado no Blog (sobre Lisboa) merece uma reflexão especial dos vereadores da cidade de Porto Alegre, que no dia 21 de setembro votarão um projeto de lei do vereador Beto Moesch que declara como "Áreas de Uso Especial" os Túneis Verdes da cidade:
...
Lisboa tem-se transformado nos últimos anos, foi capaz de acordar na consciência dos seus cidadãos o renovo de forças que a arrancou do marasmo em que caíra. Em nome da modernização levantam-se muros de betão sobre as pedras antigas, transtornam-se os perfis das colinas, alteram-se os panoramas, modificam-se os ângulos de visão. Mas o espírito de Lisboa sobrevive, e é o espírito que faz eternas as cidades. Arrebatado por aquele louco amor e aquele divino entusiasmo que moram nos poetas, Camões escreveu um dia, falando de Lisboa: “…cidade que facilmente das outras é princesa”. Perdoemos-lhe o exagero. Basta que Lisboa seja simplesmente o que deve ser: culta, moderna, limpa, organizada – sem perder nada da sua alma. E se todas estas bondades acabarem por fazer dela uma rainha, pois que o seja. Na república que nós somos serão sempre bem-vindas rainhas assim.
José Saramago
Fonte: Outros cadernos de Saramago (mantido pela Fundação José Saramago, após a morte do escritor)
Projeto de Lei 03862/2008, que declara os Túneis Verdes como àreas de Uso Especial
O projeto de lei dos Túneis Verdes, de autoria do vereador Beto Moesch, declara dezenas de vias como Áreas de Uso Especial, preservando seu calçamento e arborização. Mais de 70 ruas e avenidas serão beneficiadas com a aprovação da matéria.
Por Túnel Verde, entende-se a ambiência de um conjunto arbóreo cujas copas das árvores se unem formando um túnel vegetal em logradouro público e cuja paisagem tenha características ecológicas, culturais, turísticas e paisagísticas, de relevante formação vegetal e de grande circulação biológica.
Atualmente, existem 17 vias em Porto Alegre que possuem esse resguardo legal. A mais conhecida delas é a primeira a ser declarada assim, a Rua Gonçalo de Carvalho, que recentemente ganhou notoriedade na mídia por ser considerada por blogs e sites nacionais e internacionais como “a rua mais bonita do mundo”.
“Contudo, os 17 logradouros declarados Áreas de Uso Especial o foram por meio de decretos, que podem ser revogados. Já a criação de uma lei garantindo sua proteção consolida, de fato, o status especial desses patrimônios ambientais da capital gaúcha”, esclarece o vereador Moesch.
Na sexta-feira, dia 16, transeunte passa carregando uma muda de árvore na Gonçalo enquanto era gravada matéria para o "Bom Dia Brasil" da Rede Globo de Televisão. |
A Sombra Verde e a Gonçalo de Carvalho
Coincidentemente foi outro português, o professor Pedro Nuno Teixeira Santos, quem escreveu um texto emocionante sobre a Rua Gonçalo de Carvalho (o nome da rua é uma homenagem a outro português, um comerciante) e a chama como "A Rua Mais Bonita do Mundo". Isso aconteceu em 2008, mesmo ano que seu conterrâneo ilustre iniciava o Blog "O caderno de Saramago". Na época a Gonçalo de Carvalho já tinha sido declarada Patrimônio Cultural, Histórico, Ecológico e Ambiental da cidade de Porto Alegre, o decreto do executivo municipal fora assinado em 5 de junho de 2006 pelo prefeito José Fogaça e secretário do Meio Ambiente Beto Moesch.
O Pedro Nuno é um professor de biologia português e também um grande defensor das árvores. Administra o "A Sombra Verde", uma referência em blogs que tratam de árvores, além de participar ativamente da Associação Árvores de Portugal. Seu Blog é uma referência para todos os que lutam contra o corte de árvores e as tristes "podas radicais", infelizmente ainda comuns entre nós.
Pedro conheceu a Rua Gonçalo de Carvalho através de outro magnífico Blog arbóreo, da Catalunha, chamado "Amics Arbres - Arbres Amics". Através do link no "Amics Arbres" ele visitou nosso Blog, viu imagens do Túnel Verde da Gonçalo, leu os "posts" mais antigos que tratavam de nossa luta pela preservação da via contra os interesses de nossos adversários tão poderosos e escreveu:
"Confesso que quase me vieram as lágrimas aos olhos quando ontem descobri esta rua..."
O Pedro postou um pequeno texto com duas fotos que é a maior homenagem que a Rua Gonçalo de Carvalho recebeu até hoje, mesmo existindo atualmente tantas matérias de televisões em redes nacionais, sites, jornais e revistas. No e-mail que nos enviou para contar a emoção em descobrir a Gonçalo e a luta da cidadania por sua preservação, ele deixa claro sua motivação em chamar a Gonçalo como "A Rua Mais Bonita do Mundo":
"um exemplo de resistência e de cidadania para todos nós. A vossa luta é a luta da Sombra Verde!"
Graças ao Pedro a rua é tão conhecida e a luta por sua preservação tem servido de estímulo a tantos cidadãos comuns como nós, em muitos locais distantes de Porto Alegre.
Hoje o Pedro Nuno, para nosso orgulho, é um dos mais ilustres "Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho".
Enviou o link de sua postagem para o "Festival of the Trees" e nos incentivou a mandar um link também. Fez outras postagens tratando da Gonçalo, colocou uma imagem em seu Blog onde se declara "Amigo da Rua" e fez mais um texto memorável com o título Eu sou de Porto Alegre! (http://sombra-verde.blogspot.com/2011/07/eu-sou-de-porto-alegre.html)
O Pedro é um dos maiores exemplos de que a conscientização e participação na luta em defesa do Meio Ambiente, especialmente das árvores, não deve ter fronteiras. O planeta é de todos e a responsabilidade pela preservação ambiental também é de todos.
Material usado pelo Movimento e AMABI pedindo apoios em 2005/2006 |
Lembrando José Saramago e Pedro Nuno também rendemos homenagens a tantos portugueses que antes do Pedro "descobrir" a Gonçalo, no momento da luta por sua preservação, mandavam mensagens perguntando como poderiam ajudar. Todos ajudaram! Os que mandaram mensagens de apoios nos incentivando a continuar resistindo quando tudo parecia perdido como também aqueles que repassaram e-mails para que outros soubessem o que estava acontecendo aqui, na distante cidade de Porto Alegre, Brasil.
Cesar Cardia - administrador do Blog