24 setembro 2011

SMAM adverte: árvores fazem mal à Copa do Mundo!

Tristeza na Rua considerada Mais Bonita do Mundo
Foi com muita tristeza que os que tanto lutaram pela preservação do Túnel Verde da Rua Gonçalo de Carvalho souberam que o projeto de lei que tornaria cerca de 70 Túneis Verdes da capital gaúcha como "Áreas de Uso Especial" não foi votado pela Câmara Municipal de Porto Alegre.
Como podem existir pessoas que não concordem em proteger essas verdadeiras preciosidades existentes em nossa cidade?
Certamente isso só pode ter ocorrido por problemas partidários.
Mas as árvores não tem preferências políticas, então o que realmente ocorreu?

A Gonçalo de Carvalho, por Decreto Municipal assinado pelo prefeito José Fogaça e secretário Beto Moesch, já é considerada assim e além disso é também Patrimônio Histórico, Cultural, Ecológico e Ambiental da cidade desde 5 de junho de 2006.
Isso significa que não estávamos advogando nada para benefício exclusivo da Gonçalo. Ao contrário, queríamos que outras magníficas ruas arborizadas tivessem o mesmo reconhecimento.
Depois da Gonçalo de Carvalho, outras ruas da cidade já foram declaradas como "Áreas de Uso Especial" pelo executivo municipal. Isso teria prejudicado a cidade em algo? É lógico que não!
Graças aos "Amigos da Gonçalo", hoje em muitos lugares do planeta, a cidade de Porto Alegre não é conhecida no exterior apenas por seus dois grandes clubes de futebol, alguns esportistas destacados, pelo Fórum Social Mundial, alguns grandes nomes da Arte e Cultura e pela implementação do Orçamento Participativo. Também é citada como a bela e verde cidade onde existe uma rua que é considerada por muitos como "A Mais Bela do Mundo", em virtude da beleza de suas árvores e pela árdua luta por sua preservação.
Gente, isso é ruim?


Matéria apresentada no dia 23 de setembro (programa Bom Dia Brasil) pela Rede Globo de Televisão, a rede com a maior audiência no Brasil.

Ser admirado e elogiado tanto no Brasil como no exterior e virar destaque nos principais veículos de nossa imprensa faz mal para a cidade? Não podemos acreditar que seja por "inveja" pois um dos integrantes do Movimento e administrador do Blog não mora e nunca morou na Rua Gonçalo de Carvalho. Por favor prefeito e vereadores, as árvores das ruas não pertencem a quem mora nelas, pertencem a todos nós.

Matéria no jornal Folha de São Paulo* em 11 de setembro de 2011:
Rua de Porto Alegre ganha fama de 'mais bonita do mundo' 
por Felipe Bächtold


Algumas "justificativas" para não ser votado o projeto, pois derrotá-lo nesse momento que tantas matérias no Brasil e exterior destacam o mais famoso Túnel Verde de Porto Alegre, o da Gonçalo de Carvalho, não se sustentam. Argumentar que a preservação por Lei Municipal como Áreas de Uso Especial os belos Túneis Verdes da cidade pode ser "um empecilho à mobilidade urbana" ou "inclusive atrapalhar o licenciamento ambiental das áreas prioritárias com vista a Copa 2014" é algo surreal. O mais incrível é que essa argumentação está no documento onde a Secretaria Municipal do Meio Ambiente - SMAM - orientou os vereadores da base do governo a não votarem o projeto!

Não foi a Secretaria de Obras ou da Copa, foi a secretaria que tem por objetivo a preservação ambiental da cidade que pediu que nossos vereadores não votassem um projeto tão importante para a preservação de nossos Túneis Verdes. Agindo assim a SMAM, primeira secretaria municipal do Meio Ambiente no Brasil, volta-se contra seus próprios objetivos.

Matéria da Gonçalo na Folha de São Paulo foi das mais lidas e enviadas na versão online
* O jornal Folha de S. Paulo é considerado como um dos mais influentes e lidos jornais do Brasil.

Matéria no jornal Zero Hora, de Porto Alegre, no dia 14 de setembro.
 O jornal Zero Hora de Porto Alegre também colocou parte da matéria feita sobre a Gonçalo de Carvalho em seu site, mas não a matéria completa, para acesso livre. Por isso a imagem escaneada em tamanho grande (acima) para poder ser lida (clicar na imagem). Na matéria reduzida para acesso público na internet, não consta o texto da luta para a preservação da via.

A repercussão da NÃO votação na mídia local:
Chamada geral 2 edicao projeto tunel verde Claudio Brito com projeto Tuneis Verdes Gaucha reporter-impasse adia projeto

Concordamos plenamente com o comentário de Cláudio Brito. A FIFA manda mais que a ONU, ela está mandando até mesmo no destino das árvores de Porto Alegre!


Foi nessa rua que uma autoridade da SMAM (Secretaria Municipal do Meio Ambiente) se referiu quando disse: “não podemos criar túneis verdes a varrer”, que “não se pode escurecer a cidade com a sombra das árvores”, disse também que “jamais moraria na rua Gonçalo de Carvalho” – considerada a rua mais bonita do mundo por sua arborização – "por não querer ser um tuberculoso".

Ouvindo esse tipo de bobagens, somos obrigados a citar um texto de Sérgio Porto, também conhecido como Stanislaw Ponte Preta:
Foi então que estreou no Teatro Municipal de São Paulo a peça clássica Electra,tendo comparecido ao local alguns agentes do DOPS para prender Sófocles,autor da peça e acusado de subversão, mas já falecido em 406 a.C. Era junho e o pensador católico Tristão de Ataíde, o mesmo Alceu de Amoroso Lima, uma das personalidades mais festejadas da cultura brasileira, chegava à mesma conclusão da flor dos Ponte Preta em relação à burrice reinante, ao declarar, numa conferência:
A maior inflação nacional é de estupidez”.
(Stanislaw Ponte Preta – Febeapá 1, p.12)