11 novembro 2012

Derrubada uma árvore na Praça Salvador Allende

SMAM derruba a maior árvore de sombra na Praça Salvador Allende

Dia 8 de novembro, por volta das 9 horas da manhã, uma equipe de seis funcionários da SMAM derrubaram com a ajuda de guindaste, a maior árvore de sombra da praça Salvador Allende, na avenida Loureiro da Silva com rua Avaí, na divisa entre os bairros Cidade Baixa e Centro Histórico.


A praça está mal cuidada apesar de pequeno espaço. Possui poucas árvores, e a imensa seringueira, com mais de dez metros, era uma fonte de sombra e embelezamento para a pobre praça. Era imponente, não aparentava estar doente ou com ameaça de cair.

A praça é muito utilizada pelos moradores das imediações para caminharem com seus cachorros, tomar chimarrão nas tardes. Um dos moradores da rua André da Rocha que passava pelo local, sr. Edilson Silveira Pedroso, comentou: “acho estranho derrubar uma árvore tão forte assim. Trago todos os dias o meu cachorro aqui, e agora sem sombra como vamos ficar no verão? Temos ali um pé de Chorão que está velho e precisando de cuidados. Qual o motivo da SMAM fazer isto?”


Estudantes de fisioterapia batiam fotos pelo celular e também condenavam a ação “Como vai ficar a praça agora com este tronco deste jeito?”

Ao lado da praça está se instalando uma sala de vendas de uma construtora, para a divulgação de um novo hotel com mais de 18 andares. Não queremos acreditar que esta árvore foi derrubada para facilitar a visualização do salão da construtora.



As atividades da motosserrra da Secretaria do Meio Ambiente - SMAM parecerem não parar, já temos reclamações de várias praças sofrendo de derrubadas: Praça da Matriz (pelo IPHAN), Praça Otavio Rocha, Praça da Jeronimo de Ornellas, e muitas outras praças devem estar sendo ameaçadas. Se você ver algum movimento de derrubada, divulgue, denuncie!

Denúncia de Vanessa Melgare, conselheira da AGAPAN