05 junho 2012

Identificando nossas árvores

Praça Júlio de Castilhos já com suas árvores identificadas
Inicia o projeto de catalogação e identificação das árvores no bairro Independência
Nesta segunda-feira, véspera do Dia Mundial do Meio Ambiente, iniciou o projeto de catalogação e identificação das árvores de nossa cidade. Como foi uma solicitação da Associação dos Moradores e Amigos do Bairro Independência - AMABI - o projeto teve seu início no bairro Independência com a identificação das árvores através de placas com o nome popular, nome científico e a origem dessas árvores na Praça Júlio de Castilhos e depois com uma placa maior que relaciona as espécies existentes na Rua Gonçalo de Carvalho.

Aluna do Colégio Bom Conselho coloca placa de identificação em uma árvore
na Praça Júlio de Castilhos

A cerimônia aconteceu às 14h30min na Praça Júlio de Castilhos com posterior deslocamento dos participantes para a Rua Gonçalo de Carvalho. Participaram dirigentes e associados da AMABI, secretário municipal do Meio Ambiente e funcionários da SMAM, diretores do Hospital Moinhos de Vento (o hospital adota a Praça Júlio de Castilhos), professores e alunos do 2° ano do Ensino Fundamental do Colégio Bom Conselho. Os alunos do Bom Conselho estão estudando a arborização do bairro, segundo informaram professoras.

As crianças e as árvores da Praça Júlio de Castilhos

Também participou da cerimônia na Gonçalo de Carvalho o gerente de marketing do Shopping Total, pois recentemente o Shopping assumiu o ajardinamento de canteiros das mais de 100 árvores existentes na Rua Gonçalo de Carvalho.

"Sabe por que essa rua é tão bonita?"

Diônio Kotz, atual presidente da AMABI, disse ser esse projeto uma aspiração dos moradores do bairro, pois envolver as escolas na catalogação e identificação das árvores reforça a consciência ambiental e de preservação desde a infância.

"Porque é cheinha de árvores!"

O secretário Záchia, da SMAM, destacou que cada vez mais, turistas brasileiros e estrangeiros visitam a rua que ganhou fama internacional como "a rua mais bonita do mundo" e pedem informações sobre suas árvores. Por isso a necessidade de serem identificadas.

As crianças e as árvores da Gonçalo de Carvalho

Lendo a placa alusiva ao decreto que declarou a rua Patrimônio Histórico,
Cultural, Ecológico e Ambiental da cidade de Porto Alegre

Outras escolas deverão participar do projeto que certamente não ficará restrito ao bairro Independência.

A placa com a relação de espécies arbóreas da Rua Gonçalo de Carvalho
As espécies arbóreas encontradas

Praça Júlio de Castilhos (nomes populares): tipuana tipa, tamareira-das-canárias, extremosa, ipê-amarelo, palmeira-de-leque-da-china, palmeira-traquicarpus, guapuruvú, pau-ferro, pinheiro-da-flórida, pitangueira, pinheiro-de-Norfolk, sibipiruna, canforeira, capororoquinha, chal-chal, palmeira-real, pau-brasil, pata-de-vaca e jacarandá.

Rua Gonçalo de Carvalho (nomes populares): tipuana tipa, chuva-de-ouro, cerejeira-do-mato, jacarandá, chal-chal, pitangueira, paineira, ligustro e uva-do-japão.


Educando desde cedo para a conscientização ambiental
Fotos de Cesar Cardia/Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho