04 abril 2012

Norman Foster, prêmio Pritzker de Arquitetura, fala sobre as cidades

Sir Norman Foster
Sobre o Prêmio Pritzker
O Pritzker é a principal láurea na área de arquitetura. Alguns ganhadores podem ser contestados, mas é uma parte ínfima deles. Contudo, os grandes arquitetos contemporâneos foram premiados - Johnson, Stirling, Tange, Niemeyer, Ando, Foster, Piano, Rogers, Moneo, Siza, Rossi, Portzamparc e tantos outros. O prêmio também tem feito uma salutar alternância entre arquitetos inovadores e com grande presença na mídia, como Koolhaas, Herzog & De Meuron e Hadid, com arquitetos de inserção regional, caso de Hollein, Mendes da Rocha e Glenn Murcutt, cuja premiação os catapultou para o star system. O prêmio é tão justo que é improvável que Perrault seja esquecido como foi Borges, que faleceu sem ganhar o Nobel da literatura. 

Abílio Guerra, arquiteto e editor do portal Vitruvius
Fonte: Revista aU


Recebido por e-mail:
"Prêmio Nobel" de Arquitetura fala sobre cidades!

Trechos da entrevista do arquiteto inglês Norman Foster, prêmio Pritzker, o Nobel da Arquitetura. (Caderno EU – Valor, 30)

1. Projetos urbanos devem ser holísticos e contemplar, como um todo, os sistemas de transporte e de infraestrutura, o abastecimento de energia, os espaços públicos, a densidade urbana e a inserção adequada dos edifícios nas cidades.

2. Deve existir um planejamento a longo prazo, mesmo porque contratos de curto prazo com a iniciativa privada podem impedir essa visão mais ampla e integrada do processo de desenvolvimento urbano.

3. No Rio, áreas de favelas são predominantemente formadas por prédios baixos e ruas estreitas, com pouco acesso. Para melhorar a qualidade de vida nestes lugares, é preciso valorizar os pontos fortes das comunidades locais, enaltecendo, por exemplo, as escolas de samba e suas tradições carnavalescas. Até porque, projetos que não refletem a forma como as pessoas vivem não têm sucesso no longo prazo.

4. Desenvolvemos um estudo para a favela de Dharavi, em Mumbai, uma das maiores favelas do mundo. Nossa proposta foi melhorar o acesso, o saneamento básico e distribuição de energia. Com isso, conseguimos proporcionar novas linhas de transportes públicos e abrir vias maiores para os pedestres, criando mais parques e áreas para convivência pública.

5. Nossas propostas enfatizaram a importância da regeneração da comunidade de dentro para fora, em vez de simplesmente passar um rolo compressor sobre as favelas.