27 dezembro 2009

Água e terra

O Blog Mac Loulé publicou um impressionante vídeo lembrando o Tsunami de 26 de dezembro de 2004. Junto com o vídeo o João Martins colocou o seguinte texto:

O dia em que o mar engoliu a terra



26 de Dezembro de 2004. Um dia depois da ceia de Natal. O dia em que o mar engoliu a terra. Mais de duas centenas de milhares de mortos espalhados por catorze países diferentes. Um drama de proporções inimagináveis nas sociedades da avançada ciência e tecnologia. O dia que pôs a nú a fragilidade da vida humana.
Visite o blog Movimento Apartidário da Cidade de Loulé: http://macloule.blogspot.com/

Realmente, apenas em situações como essa nos damos conta das nossas limitações. Porém, muitas tragédias podem ser evitadas, caso tomemos algumas precauções e tenhamos mais respeito pela natureza. Casos como os que estão ocorrendo no Brasil atualmente, não são causados por abalos sísmicos.

Em Ilhéus, Bahia:

Em Mucuri, Bahia:


Do Teixeira News:

Nova ressaca marítima volta a derrubar imóveis e provocar desespero em Mucuri (08/07/2009)
A cidade de Mucuri que vem há vários anos sofrendo com as ressacas marítimas, responsáveis pela destruição de pelo menos cinco fileiras de imóveis e seis ruas paralelas à praia, está condenada a desaparecer daqui a mais alguns anos, caso o poder público municipal não tome uma providência emergencial para resolver o problema do avanço do mar.
Mucuri nos últimos cinco anos foi levada à quase falência por causa da ausência do turismo. Como a orla foi carregada pelo mar e as barracas de praias desapareceram, tanto quanto as casas residenciais e comerciais das ruas próximas, naturalmente os turistas também desapareceram da cidade.
No último dia 26 de junho, uma multidão formada por comerciantes, estudantes, pescadores e moradores em geral, promoveram um manifesto pela cidade pedindo providências e atenção por parte do prefeito Paulinho de Tixa, no intuito de conseguir do chefe do executivo uma solução no mínimo paliativa para resolver o problema da erosão costeira de Mucuri.
Todo dia uma família é expulsa de sua própria casa e a cada dia o mar vem aproximando da próxima vítima, destruindo automaticamente a cidade. O cenário é de terror para quem chega hoje na orla marítima de Mucuri, onde mais parece um cenário de guerra, mesmo existindo projetos que viabilizam mecanismos que possam salvar a cidade e restabelecer a orla da praia de Mucuri. Até o momento poder público municipal, parece não enxergar a gravidade do problema.
Por Athylla Borborema