01 agosto 2011

Homenagem de Portugal

Texto do Blog “A Sombra Verde” de Portugal, administrado pelo professor de biologia Pedro Nuno Teixeira Santos:
Link: http://sombra-verde.blogspot.com/2011/07/eu-sou-de-porto-alegre.html

Eu sou de Porto Alegre!

A Gonçalo de Carvalho, em Porto Alegre, no Brasil, não é a rua mais bonita do mundo apenas pelo impressionante efeito visual do seu imenso túnel verde de tipuanas. Ela é a rua mais bonita do mundo por isso, mas, sobretudo, porque essas árvores foram plantadas a acarinhadas pelos seus moradores, ao longo de várias décadas; ou seja, este túnel verde é resultado do amor, do amor às árvores!
E foi a partir desse amor e dessa luta dos moradores da Gonçalo de Carvalho, que o poder político da cidade se viu obrigado a reconhecer a importância deste património cultural, paisagístico e ambiental, classificando-o e protegendo-o com a força da lei. Embora, como se constata pelo vídeo, lá como por cá, nem sempre a lei é, por si só, garante da preservação do património. O poder público tem que saber manter esse património para as gerações futuras.
A Gonçalo de Carvalho é a mais bonita história de amor às árvores que conheço. Como diz o meu amigo César Cardia, ela é uma história de inspiração para todos os que amam as árvores, um pouco por todo o mundo. A isso eu só posso responder da seguinte forma: eu sou de Porto Alegre!
Publicado por Pedro Nuno Teixeira Santos* no Domingo, 31 de Julho, 2011
* Em 04 de março de 2008, Pedro Nuno postou em seu Blog uma matéria com o título “A rua mais bonita do mundo”, após descobrir a Gonçalo de Carvalho no Blog catalão “Amics Arbres – Arbres Amics”. Ele não apenas postou a matéria como enviou um e-mail carregado de emoção e entre tantos elogios à rua Gonçalo de Carvalho, destacamos isso:

Quando pensei no nome de “sombra verde” para um dos meus blogues, foi como se tivesse sonhado com a vossa rua mesmo sem nunca a ter conhecido; não sei se algum dia irei ao Brasil mas, se assim for, farei por ir a Porto Alegre só para conhecer a vossa maravilhosa rua.
Link para o primeiro texto que chama a Rua Gonçalo de Carvalho de “A Mais Bonita Rua do Mundo”:
http://sombra-verde.blogspot.com/2008/03/rua-mais-bonita-do-mundo.html
Hoje muitos sites e Blogs a chamam assim, graças ao Blog A Sombra Verde , sendo que na última semana mais de 25 mil visitantes apenas do leste europeu visitaram o Blog Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho, todos destacando o nome da cidade de Porto Alegre como a “bela e verde cidade brasileira”.