14 outubro 2010

Oportunismo político

Serra é AMBIENTALISTA?
Serra o "ambientalista" - cartum de Edgar Vasques
Do Blog Porto Alegre Resiste:
Serra mostra-se um “oportunista convicto”.

Com sua ida ao segundo turno das eleições presidenciais o candidato “tucano” José Serra adotou um discurso ambientalista, de olho nos 19 milhões de votos de Marina Silva. Nesta segunda, dia 11, a rádio Gaúcha entrevistou o presidente do PSDB e coordenador da campanha de Serra e não pode faltar uma pergunta que todos fazem: como se apresentar como “ambientalista” sendo apoiado pelos que querem enfraquecer a legislação ambiental? Sérgio Guerra, enrolou e fugiu da pergunta feita pela jornalista Carolina Bahia.
(Áudio no Blog Porto Alegre Resiste)


MotoSERRA - Cartum de Vecente - via GRAFAR
Em Vitória da Conquista, Bahia, Serra disse que abraçará projetos do PV caso seja eleito. Em suas primeiras manifestações em São Paulo, logo após a apuração do primeiro turno eleitoral, o “tucano” declarou-se “ambientalista convicto” e não apenas na teoria, disse que também na prática. Em Santa Catarina, onde derrotou a candidata Dilma Rousseff no primeiro turno, em entrevista a uma rádio de Chapecó voltou a declarar-se “ambientalista”, mas se atrapalhou ao falar em bioma:
“Eu sou ambientalista, eu defendo muito o patrimônio florestal. Serra defendeu ainda uma “flexibilização” no projeto do Código Florestal Brasileiro, de forma a respeitar as características de cada região do país.
- Sem dúvida, o problema da Amazônia é diferente do de Santa Catarina, que é de pequenas e médias propriedades e que já estão ocupadas há muitas décadas, para não dizer séculos. A questão do código florestal tem de permitir algum peso às condições regionais – afirmou ele.
Sobre Santa Catarina ter feito um código ambiental próprio: a constitucionalidade dessa lei, que reduz a proteção vegetal nas margens de rios e encostas, está sendo questionada no Supremo Tribunal Federal. Para ele, a votação do projeto que está tramitando no Congresso não deveria coincidir com a disputa eleitoral.
- O projeto não pode ser votado agora, ano de eleição. Nós vamos pegar isso no ano que vem e discutir com todo mundo. E ter em mente a necessidade de presevar e de ter incentivos econômicos para o desenvolvimento do país. Acho perfeitamente possível compatibilizar. O projeto que está no Congresso tem de ser modificado e dá para chegar a um entendimento.”

O curioso é que o “ambientalista convictona teoria e na prática, segundo ele mesmo, atrapalhou-se na hora de tratar dos biomas:
“Tem que levar em conta as biodiversidades regionais. Como é que eles chamam? Bio…?“, soletrou, tendo de recorrer a um assessor que acompanhava e até tentou ajudar. “Hein?”, voltou a perguntar o tucano, no que o assessor respondeu novamente. “O bioma de cada local”, completou Serra, graças ao socorro do assessor.

Claro que após tratar de assuntos ambientais ele voltou a seu surrado discurso com ataques e provocações ao partido adversário, em especial a candidata Dilma Rousseff.
Aqui no Rio Grande já estamos acostumados com esse tipo de discurso. Até pouco tempo atrás tivemos um secretário de Meio Ambiente que era um “convicto defensor de plantações de eucaliptos”.
Quantas pessoas, com o apoio da “mídia amiga”, esse discurso oportunista e falso enganará”?
A atual governadora gaúcha, apoiadora de Serra, também tinha o mesmo discurso de “flexibilização” do código ambiental gaúcho (PL 154). Assim como Serra, a governadora do Rio Grande – derrotada nas urnas no dia 3 – também seria uma “ambientalista convicta“?

Manifestação em Porto Alegre contra as alterações no Código Florestal - 2010
Serra é um político experiente e tem uma certa desenvoltura frente às câmeras, mas isso não basta para dar credibilidade a suas poucas propostas (?) e tentativas de desqualificar seus opositores. Com o baixo nível de sua campanha ele nem se apresenta como um candidato genérico, mais parece um candidato oportunista, um remédio falsificado para tratar dos problemas da nação. O que realmente faria, se eleito, um candidato que promove uma campanha de tão baixo nível e que mente descaradamente ao declarar-se “ambientalista”, tendo entre seus principais aliados os maiores adversários do ambientalismo?

"Dia da árvore" - Cartum de Guazelli, via GRAFAR