27 março 2009

Segue a polêmica do "Pontal do Estaleiro"


Vereadores de Porto Alegre aprovam emenda que preserva largura de 60 metros da área do Guaíba e pedem veto do prefeito ao projeto do Pontal.
Por Adriane Bertoglio Rodrigues/EcoAgência

Em Porto Alegre, prossegue a polêmica do projeto Pontal do Estaleiro. Após ter sido aprovada por unanimidade, na sessão plenária da Câmara de Vereadores do dia 16 de março, a emenda do vereador Airto Ferronato (PSB), que preserva área com largura mínima de 60 metros junto à Orla do Rio Guaíba, é alvo de questionamentos. Ou seja, os vereadores se deram conta que a emenda aprovada, de acordo com o que estabelece o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), desapropria uma parte do terreno adquirido pela construtora.
A emenda de Ferronato, aprovada pelo plenário da Casa, define como de preservação área com largura mínima de 60 metros junto à orla — urbanizada por conta dos empreendedores. Segundo a emenda, neste espaço não poderá ser efetuado aterro no Guaíba.
“Minha visão é de longo prazo para a cidade”, defende o vereador, ao anunciar para a Orla do Guaíba a proposta de um cinturão verde, com uma avenida, um passeio público e ciclovia, “do centro ao Lami”. Ferronato se diz irredutível em defender a Orla como um espaço público, “para o cidadão. Não vamos permitir privatizar as margens no nosso rio Guaíba”.
...

Charges de Eugênio Neves

Leia toda a matéria na página da EcoAgência:
http://www.ecoagencia.com.br/?open=noticias&id===AUUJkcW5mTXJlVaVXTWJVU