23 abril 2007

Combata a Dengue, combatendo o Lixo.

Dengue é uma doença causada por um vírus, o vírus do dengue, transmitida de uma pessoa doente para uma pessoa sadia por meio de um mosquito, o Aedes aegypti. A doença pode se manifestar de duas formas:

DENGUE CLÁSSICO
Dengue se inicia de maneira súbita com febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores nas costas. Às vezes aparecem exantemas (manchas vermelhas no corpo). A febre dura cerca de cinco dias com melhora progressiva dos sintomas em 10 dias. Em alguns poucos pacientes podem ocorrer hemorragias discretas na boca, na urina ou no nariz. Raramente há complicações.

DENGUE HEMORRÁGICO
Dengue hemorrágico é uma forma grave de dengue, quando se tem a doença uma segunda vez. No início os sintomas são iguais ao dengue clássico, mas após o 5º dia da doença alguns pacientes começam a apresentar sangramento e choque. Os sangramentos ocorrem em vários órgãos. Alguns doentes apresentam choque circulatório. Este tipo de dengue pode levar a pessoa à morte.
Dengue hemorrágico necessita sempre de avaliação médica de modo que uma unidade de saúde deve sempre ser procurada pelo paciente. O médico irá avaliar a condição do doente e indicar o tratamento correto.

TRATAMENTO
Não existe tratamento específico para dengue, apenas tratamentos que aliviam os sintomas. Mas cuidado: não devem ser usados remédios a base de ácido acetil salicílico, como por exemplo a aspirina e o AAS. Nos casos de dengue hemorrágico o tratamento realizado é de suporte, no sentido de evitar o choque. Não existem vacinas contra a dengue de tal forma que a prevenção é a única arma contra a doença. Toda pessoa que apresentar sintomas da doença deve procurar um posto de saúde para obter orientação médica. A SOLUÇÃO É A PREVENÇÃO.

O MOSQUITO AEDES AEGYPTI
O mosquito Aedes aegypti é muito parecido com um pernilongo comum. O Aedes é mais escuro e possue listras brancas pelo corpo e pelas patas. Tem o costume de atacar as pessoas durante o dia. Vive e se reproduz em ambientes com água limpa, próximos a habitação humana. Coloca seus ovos na parede de recepientes com água, como: vasos, tambores, pneus, etc..
Locais de Incidência de Criadouros, em Porcentagem: Vasos - 90%, os demais 10% em ordem decrescente são latinhas e copos descartáveis, caixa d'água, pneus, calhas. Já foi detectado que os ovos sobrevivem até 2 anos sem contato com a água. E assim que tiver condições favoráveis eles eclodem e dão continuidade ao ciclo de vida.

O QUE FAZER?
A única maneira de evitar a dengue é não deixar o mosquito nascer.
Combater a larva é mais fácil que combater o mosquito adulto.

É aí que você pode ajudar!

Lembre-se:
Dengue só se transmite através da picada do mosquito.
Sem a larva não existe mosquito.
Sem o mosquito, não existe a Dengue.

COMBATA O SURGIMENTO DE FOCOS DE MOSQUITOS
  • Elimine os criadouros internos, como: vasos, pratos de xaxim, enfeites e todo tipo de situação que possa acumular água limpa;
  • Providencie a limpeza de calhas, lajes, caixas d'água;
  • Remova entulhos provenientes de restos de construção;
  • Sacolas de supermercados, latas e garrafas de bebidas, embalagens descartáveis de alimentos e lixos em geral que permitem o acúmulo de água, podem se transformar em criadouros de mosquitos. Não permita que lixo seja atirado em vias públicas e terrenos baldios.
(Informações: UNICAMP)