20 abril 2007

Sugestões enviadas à SMAM, relacionadas ao Plano Diretor

Se Porto Alegre é tida como a cidade mais arborizada do Brasil, é obrigação da prefeitura manter e estimular essa situação.
Por isso é necessário maior fiscalização e maior competência na verificação de doenças nas árvores e prevenção de acidentes quando os galhos apodrecidos despencam em vias públicas! Especialmente em dias de temporal.
• Precisamos da colocação IMEDIATA de lixeiras nos logradouros dos bairros da cidade.
• Façam uma campanha permanente de esclarecimento sobre o lixo reciclável. É impressionante a ignorância das pessoas sobre o que pode e deve ser separado para a reciclagem. Nós, do Movimento Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho, fazemos cópias xerox do material feito por nós (anexo) mas nosso alcance é limitadíssimo. É necessário esclarecer a importância social e ambiental da reciclagem.
• Precisamos acabar com a "farra" da sacola plástica de supermercados!
Estimulem as empresas a usarem sacolas de papel, ou que as pessoas levem sua sacola para fazer compras. Obriguem o comércio a cobrar separadamente as sacolas fornecidas como maneira de inibir um pouco o uso delas pelos consumidores que posteriormente as usam para colocar seu lixo.
Na primeira chuva, nessa cidade impermeabilizada pelo asfalto, essas sacolas entopem os bueiros e causam alagamentos...
A prefeitura tem que fazer uma campanha de esclarecimento público para isso. Esse tipo de campanha, com certeza teria o apoio dos meios de comunicação.
• Não seria possível adaptar a experiência japonesa de recolher o óleo usado nas residências, para uma cooperativa (?) que faz sabão artesanal? Não podemos continuar colocando óleo usado no esgoto!
• É URGENTE a criação, estimulada pelo poder público, de uma usina de reciclagem de lâmpadas fluorescentes, cujo consumo aumenta a cada dia e se sabe que não há destino previsto para elas, quando da reciclagem. Estão colocando as lâmpadas queimadas em aterros sanitários, contaminando com mercúrio o nosso solo !!! Cada lâmpada longa (chamada comercial) tem 10mg de mercúrio em forma de vapor. Quantos quilos anuais contaminam nosso ambiente? São Paulo conta com sete empresas específicas para isso, conforme li em uma revista. Não podemos ter ao menos UMA?
• É fundamental estimular igualmente, a reciclagem de pilhas e baterias, mas não há nenhuma empresa especializada nisso, aqui em Porto Alegre. O Banco Real (excelente iniciativa) colocou postos de coletas em algumas de suas agências, mas está enviando as pilhas para São Paulo (!?)
• É URGENTE a exigência de construção de centros de tratamento de esgoto bem como a exigência que os grandes condomínios tratem seu próprio esgoto, com reaproveitamento da água para regar plantas, gramados, jardins, lavar veículos e dar uso para a água reciclada para a DESCARGA de banheiros!
• Por favor, ouçam e debatam mais com a população a respeito destes problemas que são comuns a todos nós.
Muitas vezes poderão ter alguma solução (ou início de solução) de problemas, vindas de pessoas simples e das quais pouco se espera...
Essas são apenas algumas sugestões que visam contribuir para a preservação de nosso ambiente.
Sabemos que são coisas simples e nada é novidade. Mas são questões que não podem ser esquecidas e devem ser continuamente destacadas.
Mesmo que não se enquadrem no espírito da Revisão do Plano Diretor, pretendemos apresentar essas reivindicações na reunião própria para isso.
Que o poder público faça sua parte e que a comunidade participe das soluções!