25 setembro 2007

Tombamento da Marquês do Pombal

Um trecho da rua Marquês do Pombal, no Bairro Moinhos de Vento, foi transformada em Patrimônio Histórico Ecológico da cidade.
O decreto, assinado pelo Secretário do Meio Ambiente e Prefeito Municipal, estabelece a preservação do Túnel Verde existente entre a Travessa Carmem até a Coronel Bordini.

Essa é a terceira rua tombada, após a Gonçalo de Carvalho e a João Mendes Ouriques, em Ipanema.

22 setembro 2007

Rua Marquês do Pombal - Patrimônio Histórico Ecológico de Porto Alegre

Rua Marquês do Pombal. Foto: Luciano Lanes/PMPA

Dia 25 de setembro, Porto Alegre terá mais uma rua tombada como Patrimônio Ecológico.
Desta vez será a rua Marquês do Pombal, que fica na divisa dos bairros Floresta e Moinhos de Vento.
Novamente a comunidade foi ouvida e suas exigências de preservação das árvores, que formam um admirável túnel verde, respeitadas.

As árvores da Marquês do Pombal estavam ameaçadas por uma obra executada pela prefeitura - o conduto Álvaro Chaves-Goethe, para controlar alagamentos - e algumas delas chegaram a ser podadas. Felizmente moradores da região mobilizaram-se, exigiram a paralização dos trabalhos e conseguiram a alteração do traçado original da obra. O custo da alteração onerou o projeto em R$ 800 mil, que foi assumido pela prefeitura e teve a concordância do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), financiador do projeto. A decisão passou por todas as instâncias de fiscalização e foi aprovada pelos consultores técnicos do Banco, enviados a Porto Alegre para esse fim.
Parabéns aos cidadãos da Marquês do Pombal, da Associação Moinhos de Vento, a todos os cidadãos de Porto Alegre que insistem em defender o Meio Ambiente e melhor qualidade de vida para nossa cidade.

21 setembro 2007

Dia da Árvore

No Dia da Árvore, alguns bons motivos para plantar e preservar as árvores, extraído do site "Árvores do Brasil":

Uma árvore adulta pode absorver do solo até 250 litros de água por dia. Imagine como elas poderiam ajudar para não ocorrerem tantas enchentes, das quais matam e deixam muitas pessoas sem casas! Junto com toda essa água absorvida, muitos nutrientes de matérias orgânicas (como as fezes dos animais) são absorvidos pelas raízes e transformados através da fotossíntese, em alimento para a toda a planta. Por sua vez, folhas, frutos, madeira e raízes servirão de alimento para diversos seres vivos. Os animais por sua vez, irão defecar o que comeram, e as folhas e frutos que não serviram de alimento caem no solo.
Folhas, frutos e fezes de volta ao solo, e todo o ciclo recomeça.

A camada de folhas que se formam a baixo das árvores, servem de berço para as sementes, e para proteger o solo dos pingos da chuva. Cada pingo de chuva que cai diretamente no solo, causa erosão. A erosão do solo pode ser prejudicial em vários casos:

Em rios: A erosão leva terra e areia para o leito (fundo) do rio, fazendo com que o rio fique mais raso, com menor capacidade de guardar água, causando a falta de água nos meses de pouca chuva, além da morte dos peixes.

Para o Solo: A erosão leva embora as sementes que poderiam germinar e recompor a vegetação natural. Ou seja, solo desprotegido tende a continuar desprotegido.

Para os animais: A erosão pode levar embora ninhos de animais que os fazem no chão, e tampar os de diversos outros animais, matando os filhotes que estão dentro. Além do mais, sem vegetação e frutos para alimenta-los, eles vão embora ou morrem de fome.

Para os lençóis freáticos: Os solos sem vegetação, por não terem raízes e minhocas para deixa-lo fofo, não tem uma boa absorção de água. Além do mais, como não há barreiras para a água, ela vai embora rapidamente, não dando tempo para a água da chuva penetrar no solo. Com isso os lençóis freáticos secam, acabando assim com muitos rios e conseqüentemente com nossa água potável.

A copa das árvores também protege o solo da chuva direta, sem contar que suas raízes seguram firmemente o solo. As raízes de árvores que estão nas beira de rios, aparecem as vezes dentro do rio, parecendo cílios. Essas raízes além evitarem a erosão, servem de casa para muitos animais. Por causa destes cílios, a mata próxima aos rios é conhecida pelo nome de Mata Ciliar.

Uma árvore pode transpirar por suas folhas, até 60 litros de água por dia. Este vapor se mistura com as partículas de poluição do ar, e quando se acumulam em nuvens, caem em forma de chuva. Portanto, as árvores ajudam também na retirada de poluentes do ar! Além do mais, este vapor ajuda a equilibrar o clima da região. Isso é facilmente percebido em parques e floretas que tem seu clima mais fresco.

Outro ponto que podemos notar até mesmo em parques no meio de grandes cidades, é o silêncio! As árvores formam uma parede que impede a propagação dos ruídos. Cercas vivas estão sendo muito utilizadas hoje em dia para criar ambientes mais silenciosos e aconchegantes (além de bonitos).

Se ainda assim, você ainda não se convenceu de que deve plantar árvores
espere para saber mais...

Sombra: ah que delícia uma boa sombra ! Não é ? Bem, se levarmos em conta a devastação e a não preocupação do reflorestamento, pode se preparar para sair de casa de guarda sol, pois a previsão é de que em 2030 nossas matas vão acabar !

Madeira: Se você não tem nada de madeira na sua casa pode enviar seu nome para colocarmos no livro dos recordes. O mercado madereiro é um dos que mais cresce no Brasil. Muitas empresas são clandestinas, e pouca gente se preocupou em saber se a madeira que está comprando é autorizada ou não. Se você usa madeira, por que não ajudar plantando ?

Papel: Não sei se você sabe, mas não há no mundo país que tenha um substituto para o papel vindo da madeira de árvores, sendo produzido em larga escala ! Preocupante ? Então imagine quantas árvores você já usou e vai usar só com papel !

Oxigênio: Você respira ? Bem, pode não conseguir mais daqui alguns anos. A poluição gerada pelas grande cidades estão desequilibrando a quantidade de oxigênio no mundo ! E uma novidade: Estudiosos afirmam que florestas muito antigas, que já atingiram seu equilíbrio, produzem a mesma quantidade de gás carbônico (liberado a noite) que a de oxigênio. E que florestas jovens, para poder crescer, liberam muito mais oxigênio do que gás carbônico. Isso significa que plantar uma árvore é produzir oxigênio !

Frutas: Quem não gosta de uma boa fruta ? Mas não pense que elas são produzidas em laboratório. Elas chegam à sua mesa, pois árvores às produziram. E se você fizer as contas deve ter gasto com frutas o bastante para ter mais de 100 pés de cada fruta que você gosta. Mesmo porque o gasto em se ter uma árvore é quase zero.

Fauna: Que delícia ouvir o canto dos pássaros logo de manhã ! Pois então ! Plante uma árvore perto de sua casa e ouça o resultado! Se você estiver em zona rural, ou próximo à alguma floresta, ainda poderá receber a visita de diversos animais da fauna brasileira.

http://www.arvoresbrasil.com.br/?pg=arvore_porque_plantar

16 setembro 2007

Rua diz NÃO ao espigão



Dezenas de moradores e amigos da rua Santos Neto, no bairro Petrópolis, fizeram neste domingo uma manifestação contrária ao espigão de 17 andares que está para ser construído.

O impacto ambiental, os problemas de saneamento e o congestionamento de trânsito na pacata e estreita rua, caso saia a construção, serão irreversíveis.

Mas nosso atual Plano Diretor permite uma aberração dessas.
Os amigos da Gonçalo de Carvalho apoiam mais essa ação dos cidadãos de nossa cidade.

Veja mais informações sobre o problema aqui.

15 setembro 2007

Opinião sobre o Plano Diretor

Mensagem recebida, relacionada ao Plano Diretor de Porto Alegre:

Prezados amigos,

Quanto a minha opinião relacionada ao Plano Diretor de Porto Alegre apresento os seguintes pontos:

1. Deve ser elaborado para ser obedecido por um período igual ou superior ao da vida útil das obras que forem licenciadas para serem construídas. O que tenho visto é que nossos PD são mudados como se muda de roupa, prejudicando aqueles que investem com dificuldades e quando menos esperam são surpreendidos com construções de altura significante dando sombra e tirando o valor do patrimônio levantado. Cada mudança de Prefeito sempre busca mexer no PD e beneficiar os especuladores. Collares inventou o "Solo Criado" que permitiu elevar as alturas das construções em diversas áreas.

2. Sou favorável a preservação de alturas menores nas construções para melhor iluminação e aproveitamento solar.

3. O PD deve definir o crescimento futuro da cidade buscando diversificar os polos bancários, econômicos e comercial, coisa que os últimos PD não fizeram.

4. O Centro de POA hoje em dia, totalmente desvalorizado devido á políticas de trânsito mal implementadas e a liberalização na altura e porte de algumas obras. A sombra, umidade etc é uma constante.

5. O PD deveria estimular a construção de garagens no Centro de Porto Alegre fazendo com que o custo do estacionamento leve a um equilíbrio e a um preço baixo que permitam o usuário ir ao centro com rapidez e não ficar rodando até encontrar uma vaga e com isto gerando congestionamentos.

6. A área do Cais deveria ser liberada para o uso popular, para passeios e pequenos locais de lazer e refeições ou lanches, tal qual o PORTAL em Brasília. No entanto o que querem é entregar a área para a iniciativa privada construir áreas residenciais, entre a Rodoviária e a Ponte e na ponta do Gasômetro. Estas áreas, já consideradas pelos Administradores da Área Portuária como inservível pode abrigar áreas de lazer com esporte náutico.

7. O saneamento e recuperação de áreas urbanas hoje inundáveis devem ser consideradas aptas para canalizações. Hoje a SMAM não permite por exemplo a recuperação de parte do Bairro Protásio Alves.(existem casas caindo).

8. O PD deveria se preocupar em preservar a área com mata nativa ao londo da perimetral no trecho da Protásio Alves e Jardim Botânico. Esta área deveria ser incorporada como área verde.

9. O PD deveria analisar o tráfego de ônibus nas grandes vias de POA, pois existem algumas com vultuosos investimentos, com grandes reservas para o transporte coletivo nas quais passa um ônibus por hora, enquanto o tráfego particular fica engarrafado.

10. O PD deveria fazer um planejamento de todo o tráfego de POA analisando a implantação de sinaleiras em mais pontos que permitam um tráfego mais distribuído na passagem de avenidas (hoje é totalmente concentrado agravando todo um trânsito, exemplo a Av. Protásio Alves que possui pouquíssimas passagens de veículos de um lado á outro da avenida. Hoje em dia com uma sinalização controlada por computadores o número de sinaleiras não é o problema pois o trânsito pode fluir continuamente bastando uma programação prévia dos semáforos.

11. Os parques estão mal aproveitados pela população face á dificuldade de estacionamentos. Ruas que permitiriam estacionar se o trânsito for bem estudado minimizando sua utilização poderiam servir de estacionamento. O problema do trânsito, que é um problema de PD deve ter mais liberdade de sentido de trânsito e não mão única (mão única só onde não se justifique mesmo por falta de largura).

De tudo isto, o mais importante é um PD que seja válido por um período mais longo sem mudanças, prédios baixos, liberação dos espaços em pilotis, os quais permitiriam ao transeunte se recolher na época de chuva e no calor inevitável. O pilotis foi implantado para isto, para a área ser jardim e livre para a população, pois de outra forma não se justifica (hoje é estacionamento, está gradeado e passa á ser área privativa do edifício).

Por outro lado a humanização do centro passa por espaço de lazer e estacionamento e não pela construção de arranha céus.

Atenciosamente.

Henrique Wittler
Engenheiro Civil – morador do bairro Jardim Botânico

13 setembro 2007

Mais de 16 mil espécies em perigo de extinção

PUBLICACIÓN DE LA LISTA ROJA DE ESPECIES AMENAZADAS

Más de 16.300 especies de animales y plantas se encuentran en peligro de extinción

La Lista Roja clasifica las especies en peligro en cinco grupos: a) 'extinto o extinto en estado silvestre'; b) en peligro crítico y vulnerable; c) casi amenazado; d) preocupación menor; d) datos insuficientes. Los países en los que se están produciendo mayor número de extinciones son Australia, Brasil, China y México.

Leia a matéria completa do jornal El Mundo - Espanha, aqui.

10 setembro 2007

Poluição sonora incomoda vizinhança



Diversos moradores das cercanias do Shopping Total reclamam da poluição sonora que tem origem na nova casa noturna instalada no shopping.

Já está ocorrendo intensa mobilização dos moradores da região para exigir que os poderes públicos tomem as devidas providências.

A nova casa, República de Madras, inaugurada recentemente, parece que não providenciou isolamento acústico, ou se existe foi feito inadequadamente, reclamam os moradores dos prédios vizinhos que não conseguem dormir à noite.

Cabe ressaltar que já existe outra casa noturna no shopping, o John Bull Pub, que nunca incomodou a vizinhança com poluição sonora.

Vejamos quanto tempo mais os moradores próximos ao shopping terão que ficar insones, esperando que os órgãos fiscalizadores da prefeitura façam cumprir a legislação existente.