22 março 2007

Dia Mundial da Água

Relatório da ANA apresenta realidade brasileira

A Agência Nacional de Águas (ANA) lançou no início deste mês o relatório Geo Brasil Recursos Hídricos, que inclui um diagnóstico da realidade brasileira. De acordo com o documento, o Brasil possui 12% de toda a água doce do mundo. O problema é que ela está mal distribuída. Desse total, 74% estão na Amazônia, região que é habitada por menos de 5% dos brasileiros.

A poluição é um dos maiores problemas que o País enfrenta. Hoje, pouco mais da metade (54%) dos domicílios brasileiros contam com o serviço de coleta de esgoto. As regiões com maiores coberturas - Paraná e Sudeste - não alcançam o índice de 70%; no outro extremo, a região do Parnaíba conta com 4% de coleta de esgoto.

O setor que mais consome água no País é a agricultura, com cerca de 60% do total. O uso doméstico e o setor comercial consomem cerca de 20%, e o setor industrial é responsável por outros 15% do consumo. Os 5% restantes têm outras destinações.

O relatório mostra ainda que todos esses consumidores tendem a usar a água de modo abusivo. Isto ocorre por vários motivos, que vão de problemas na irrigação à não-adoção de tecnologias mais avançadas nas indústrias, passando pelos banhos demorados e o abuso no consumo doméstico. Somente o reaproveitamento da água resultante das lavagens e banho para a descarga de latrinas resultaria numa economia de um terço de todo o consumo doméstico.

Fonte - Agência Nacional de Águas (ANA) - Relatório Geo Brasil Recursos Hídricos.

Gráfico: Paraná-Online (clique na imagem para ampliar)