Moradores do bairro Moinhos de Vento pedem novos tombamentos de ruas.Representantes do Moinhos Vive entregam pedido para SMAM - Foto: Aline Czarnobay/PMPA
No dia 19 de março representantes da Associação Moinhos Vive entregaram formalmente o pedido de tombamentos de várias ruas do bairro. Foi entregue uma lista com mais de mil assinaturas coletadas entre moradores e amigos das ruas Dona Laura, Mariante, Coronel Bordini, Fernando Gomes, Engenheiro Álvaro Nunes Pereira, Santo Inácio, Hilário Ribeiro, Dinarte Ribeiro, Luciana de Abreu, Barão de Santo Ângelo, Padre Chagas, Félix da Cunha e Praça Maurício Cardoso, todas localizadas no Bairro Moinhos de Vento.
Conforme a página na internet da prefeitura, o secretário de Meio Ambiente, Beto Moesch, disse:
“O tombamento de uma rua permite ao poder público perpetuar a paisagem daquele local, mas é importante ressaltar que não impede o manejo da arborização. A área passa a ser de uso especial, não só as árvores, mas também as ruas e calçadas”.Várias ruas em outros bairros da cidade, também deveriam ser tombadas para a preservação de seus "Túneis Verdes".A Smam agora encaminhará ao Gabinete do Prefeito o documento para elaboração de decreto.
“Pretendo também propor ao Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comam) a criação de uma resolução sobre o assunto, incluindo os três túneis verdes já tombados até hoje, das ruas Gonçalo de Carvalho, João Mendes Ouriques e Marquês do Pombal”, informou Moesch, que assinou o pedido, “como cidadão e freqüentador das ruas”.
No mesmo dia da entrega da lista de assinaturas pelo Moinhos Vive ao secretário, os "Amigos da Gonçalo de Carvalho" enviaram e-mail ao prefeito José Fogaça e ao secretário Beto Moesch, apoiando o pedido do Moinhos Vive e solicitando que todos os demais "Túneis Verdes" de Porto Alegre fossem igualmente tombados.
Ainda não recebemos nenhuma resposta ao e-mail.