Moradores do bairro Moinhos de Vento pedem novos tombamentos de ruas.
Representantes do Moinhos Vive entregam pedido para SMAM - Foto: Aline Czarnobay/PMPA

No dia 19 de março representantes da Associação Moinhos Vive entregaram formalmente o

Conforme a página na internet da prefeitura, o secretário de Meio Ambiente, Beto Moesch, disse:
“O tombamento de uma rua permite ao poder público perpetuar a paisagem daquele local, mas é importante ressaltar que não impede o manejo da arborização. A área passa a ser de uso especial, não só as árvores, mas também as ruas e calçadas”.Várias ruas em outros bairros da cidade, também deveriam ser tombadas para a preservação de seus "Túneis Verdes".A Smam agora encaminhará ao Gabinete do Prefeito o documento para elaboração de decreto.
“Pretendo também propor ao Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comam) a criação de uma resolução sobre o assunto, incluindo os três túneis verdes já tombados até hoje, das ruas Gonçalo de Carvalho, João Mendes Ouriques e Marquês do Pombal”, informou Moesch, que assinou o pedido, “como cidadão e freqüentador das ruas”.
No mesmo dia da entrega da lista de assinaturas pelo Moinhos Vive ao secretário, os "Amigos da Gonçalo de Carvalho" enviaram e-mail ao prefeito José Fogaça e ao secretário Beto Moesch, apoiando o pedido do Moinhos Vive e solicitando que todos os demais "Túneis Verdes" de Porto Alegre fossem igualmente tombados.
Ainda não recebemos nenhuma resposta ao e-mail.