31 maio 2007

A vitória é de todos. A comemoração também.

Dia 5 de junho de 2007 será comemorado o primeiro aniversário do decreto que declarou a Rua Gonçalo de Carvalho Patrimônio Histórico, Cultural, Paisagístico, Ambiental e Ecológico de Porto Alegre. Foi o primeiro caso que se tem notícia no Brasil.
Isso deve servir de estímulo a todos os cidadãos que lutam para melhorar a qualidade de vida de nossas cidades.
Comemore conosco, dia 5 de junho às 9h30min, com o descerramento da placa alusiva.

Rua Gonçalo de Carvalho
A Rua Patrimônio Histórico, Cultural, Paisagístico, Ambiental e Ecológico de Porto Alegre.
Decreto municipal 15.196 de 05/6/2006

29 maio 2007

Vale a pena ler

“Eles que não me venham com sopa”

Elmar Bones (jornal Já)

Sábado, oito da manhã, temperatura de oito graus. Uma fila de 400 metros serpenteia entre os prédios do campus central da Universidade Federal, em Porto Alegre.

Na ponta, junto à porta do auditório que recém abriu, está o povão: mulheres da periferia com suas roupas surradas, operários com seus bonés e suas caras cansadas, jovens que parecem ter vindo de um baile funk... uma mistura heterogênea que ocupa dois terços da fila. Trazem na mão a carteira de identidade e uma conta de luz ou telefone, para comprovar a residência

...
Jornal JÁ.
Leia o texto completo aqui.


(Fotos enviadas por e-mail)

26 maio 2007

"Não sei o que estou fazendo aqui..."

Protestos marcam audiência pública de revisão do Plano Diretor

De 454 sugestões, 107 foram votadas, e as demais serão avaliadas no próximo sábado

O dia foi de confusão e protestos na audiência pública de revisão do plano diretor de Porto Alegre, que aconteceu no salão de atos da UFRGS. A reunião começou com mais de duas horas de atraso e muita gente ficou de fora. De 454 sugestões, 107 foram votadas. As demais serão avaliadas no próximo sábado.

Empresários do setor da construção civil eram contrários à redução da altura de prédios. Moradores e ambientalistas temiam e degradação da cidade. A dispensa de estudos de impacto para a construção de prédios com altura maior do que o permitido recebeu o sim da maioria.

Associações de bairros, unidos pelo Movimento Porto Alegre Vive, encaminharam moção de repúdio à prefeitura e ao Ministério Publico Estadual. O grupo é contra a forma de discussão das propostas.

Ambientalistas reclamaram que a audiência foi comprada, já que muitos admitiram que não sabiam o porquê estavam no local, aumentando a suspeita de que poderiam ter sido recrutados.

O Secretário Municipal do Planejamento, José Fortunati, discorda das reclamações e afirma que as sugestões foram bem apresentadas. Segundo ele, é normal a organização de associações e sindicatos levarem "moradores que sequer sabem o que é o Plano Diretor". Ele chegou a comparar a situação à rotina da Câmara dos Deputados.

Após a votação de todas as sugestões, um ante-projeto com as propostas será encaminhado ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental. Depois, o prefeito José Fogaça elabora um projeto de lei e repassa à Câmara de Vereadores para votação até o final de julho.

Do ClicRBS/RÁDIO GAÚCHA
Imperdível o vídeo da RBS TV, aqui:
http://www.clicrbs.com.br/clicnoticias/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&tab=00002&newsID=a1514505.htm&subTab=10

Leia mais aqui e veja os vídeos no YouTube:
EcoAgência

(Foto: Ivo Gonçalves/PMPA)

22 maio 2007

Resist is Necessary

Next june the 5th come celebrate the first aniversary of the decret that declared Gonçalo de Carvalho Street as a Historical, Cultural, Environmental and Ecological Patrimony of the city of Porto Alegre.

It is the first case known in Brazil.


It must stimulate all citizens that fight to a better quality of life of our cities.
So please, reply it’s message and come celebrate with us.
Thank you.


Friends of Gonçalo de Carvalho Street Movement

07 maio 2007

Vila "Chocolatão"

Cerca de 700 pessoas de uma comunidade de catadores de lixo são vizinhos da Câmara Municipal de Porto Alegre, em terrenos ocupados irregularmente do Centro Administrativo Federal. A área denominada Vila Chocolatão é cercada de prédios públicos e está localizada em pleno centro da capital gaúcha. Nesse local, as famílias vivem sob condições de vida precária e insalubre. Além disso, o lugar é considerado uma das mais violentos da cidade. No aglomerado de casebres, os moradores convivem com lixo espalhado, assaltantes e traficantes de drogas.
Há muito tempo espera-se uma solução para essas pessoas que vivem da coleta de papel, no centro da cidade. A prefeitura pretende reassentar a vila em um terreno cedido pela união, no bairro Humaitá. Mas fica a pergunta: Eles não irão retornar? Se vivem da coleta no centro da cidade, como poderão, indo residir em local tão distante, continuar com seu trabalho?
O Movimento VIVA Gasômetro está pedindo uma solução para o problema da Vila "Chocolatão", em suas reivindicações ao PDDUA.
................................................
Entenda o problema:






Documentário sobre a Vila Chocolatão:
http://www.camara.gov.br/internet/TVcamara/default.asp?selecao=MAT&velocidade=100k&Materia=35117

No jornal:

Crime

Polícia investiga três mortes de crianças
Em menos de dois meses, moradores da Vila Chocolatão, no Centro da Capital, uma das mais carentes da cidade, choraram a morte de três crianças, assassinadas de forma brutal.
O crime mais recente atemorizou mais a comunidade: na segunda-feira, dia em que completaria dois anos, Luís Juliano do Nascimento foi encontrado morto, às margens do Guaíba. Tinha os pés amarrados a uma mochila, onde havia pedaços de concreto. A polícia desencadeou uma caçada ao criminoso. As investigações apontam para um suspeito e não descartam a hipótese de as mortes estarem relacionadas.
- Eram três inocentes, né? A gente está com medo - diz uma moradora, que prefere não ser identificada.
"Com criança é ainda pior"
Cristielen Lublana dos Santos Pereira, dez anos, Eduardo Ávila Pinheiro, 11 anos, e Luís Juliano Nascimento eram todos moradores da Chocolatão. A menina foi achada morta em 1º de junho. Eduardo, no dia 9 de julho, e Luís, na noite de segunda-feira.
Última pessoa a ver Luís, a moradora diz que deu banho nele na sexta-feira, 7 de julho. Ele era criado por Moacir Farias dos Santos, 41 anos, e pela companheira dele, Fabiana Maria Cardoso Ávila, mãe de outras duas crianças, entre elas Eduardo. Questionado sobre o sumiço de Luisinho, Moacir teria dito que ele estava com uma tia. Por isso, a família custou a perceber o desaparecimento.
Precauções contra o medo
Com medo, moradores pretendem colocar homens de plantão na vila.
- Orientamos as mães a levar e buscar os filhos na escola - informou um morador.
Luís será enterrado hoje no Cemitério da Santa Casa.
Saiba mais sobre a Chocolatão
- Atualmente, 200 famílias vivem na Vila Chocolatão. A principal atividade desenvolvida pelos moradores é a de reciclagem de lixo.
- Os primeiros moradores chegaram há 12 anos.
- As famílias serão transferidas para uma área no Bairro Humaitá. Segundo o Departamento Municipal de Habitação, a transferência deve acontecer no primeiro semestre de 2007.
Moradora da vila, que não quis se identificar
"Eram três inocentes, né? A gente está com medo"
Fonte: Diário Gaúcho - Link da notícia: MP/RS