Fortunati sanciona a Lei dos Túneis Verdes |
Hoje, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, o prefeito municipal José Fortunati e o secretário municipal do Meio Ambiente Luiz Fernando Záchia assinaram o texto proposto pelo vereador Beto Moesch e aprovado pela Câmara Municipal no dia 30 de maio.
"Não há cidade sustentável evoluída sem arborização”, disse Moesch Foto: Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho |
A lei objetiva proteger a vegetação de dezenas de vias de Porto Alegre. São considerados túneis verdes os logradouros públicos cujas copas das árvores se unam formando um túnel vegetal e cuja paisagem tenha características ecológicas, culturais, turísticas e paisagísticas de relevante formação vegetal e de grande circulação biológica, constituindo-se, assim, em patrimônio ambiental. A definição das ruas previstas na lei foi dialogada com o Legislativo por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam), com base em critérios técnicos.
Gonçalo de Carvalho foi a primeira via declarada Patrimônio Ambiental, em 2006. Foto: Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho |
Porto Alegre já possui 15 áreas declaradas, por meio de decreto do executivo, que integram oficialmente o Patrimônio Cultural, Histórico e Ecológico da cidade. Os Túneis Verdes, encontrados em ruas com vegetação preservada, cumprem importante papel de proteção e manutenção da flora. De acordo com a SMAM, Porto Alegre possui cerca de 1,3 milhão de árvores, 608 praças, nove parques e três unidades de conservação.
Com informações da página da Prefeitura Municipal de Porto Alegre