Tumulto no Plenário marca a eleição de Mauro Zacher
12/12/2011 Eleição da Mesa Diretora para a gestão 2012 Foto: Jonathan Heckle/CMPA |
O presidente eleito fala ao celular - Foto: Jonathan Heckle/CMPA |
Houve manifestações de apoiadores e de opositores de Mauro Zacher (PDT), que depois de ter sido confirmado pelo PDT - partido a quem cabe indicar o presidente da Casa, pelo rodízio estabelecido entre as maiores bancadas -, foi aprovado pelos colegas de Legislativo com 33 votos.
Os dois grupos - pró e contra Zacher - levaram faixas e cartazes, para apoiá-lo e criticá-lo, com direito a disputa também em palavras de ordem.
Protestos na eleição da Mesa Diretora para a gestão 2012 Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA |
Mesmo assim, a votação seguiu e os outros cargos da Mesa foram aprovados: Haroldo de Souza (PMDB) ficou com a 1ª vice-presidência; Fernanda Melchionna (P-Sol), com a 2ª vice-presidência; Carlos Todeschini (PT), com a 1ª secretaria; Airto Ferronato (PSB), com a 2ª secretaria; e João Carlos Nedel (PP), com a 3ª secretaria.
Assim que os nomes foram definidos a sessão foi encerrada, pois, os ânimos nas galerias estavam bastante exaltados. Mesmo assim, houve invasão do plenário e conflito generalizado.
De um lado, estudantes da Pucrs que integram o Movimento 89 de Junho, de oposição ao DCE, comandado por estudantes ligados ao PDT há duas décadas - Zacher presidiu o Diretório Central na década de 1990. O pedetista recebeu o apoio da atual gestão do DCE da Pucrs e de outros apoiadores do seu partido.
A invasão do plenário foi por parte dos opositores de Zacher. Eles retiraram a presidente da Câmara, Sofia Cavedon (PT), de sua cadeira e ocuparam a mesa do plenário. O grupo foi contido depois de muito empurra-empurra e até agressões. A Guarda Municipal foi chamada e só quando ela chegou o tumulto foi encerrado.
Tumulto na Câmara Municipal - Foto: Jonathan Heckle/CMPA |
Mauro Zacher foi notícia nacional ao tentar judicialmente que o Google apontasse resultados nas buscas por seu nome:
Vereador do RS pede na Justiça bloqueio de busca com seu nome
Veja abaixo o vídeo com o momento em que o plenário é invadido e a sessão é encerrada. As imagens são da TV Câmara (o áudio foi cortado no momento do tumulto):