30 outubro 2008

Universitários também contra o Pontal


Na noite do dia 28, um pouco após a palestra na FABICO/UFRGS, foi noticiado que a liminar que impedia a votação do projeto Pontal do Estaleiro havia sido cassada.

Isso motivou o Fórum Municipal de Entidades a manter a mobilização na Câmara de Vereadores, pois a data agendada para sua votação era essa quarta-feira, 29 de outubro. Por decisão da Câmara não foi feita a votação, segundo foi dito no plenário "não havia ambiente político para isso".

Ainda no dia 28 os estudantes universitários tinham acertado uma caminhada que saindo da Faculdade de Arquitetura chegaria na Câmara de Vereadores no horário de início da sessão, 14h.
Lá eles juntaram-se a participantes de entidades ambientalista e de associações e movimentos de moradores da cidade para exercer legítima pressão política e expressar com veemência seu desagrado ao projeto e questionar a maneira como esse assunto está sendo tratado no legislativo municipal.


Os participantes do Fórum das Entidades e estudantes ocuparam os lugares do plenário em companhia da vereadora eleita Fernanda Melchionna (PSOL) e após debateram o assunto na área externa da Câmara, decidindo manter mobilizações para acompanhar e divulgar melhor o que está acontecendo e exigir maiores discussões sobre o projeto.

Só que ao retornarem ao plenário não foram tão bem recebidos como quando do início da sessão. Seguranças da casa quiseram impedir o acesso, alegadamente por estarem gritando palavras de ordem e por portarem um megafone e um tambor. Foi usada indesejável violência com empurrões e tentativa de fechar as portas para impedir o acesso ao plenário.


Após alguns minutos de extrema confusão o presidente da casa, vereador Sebastião Melo, dialogou com os presentes e agendou, a pedido da vereadora eleita Fernanda Melchionna, uma reunião para tratar do projeto Pontal do Estaleiro na próxima segunda-feira, dia 3 de novembro.