Ambientalistas acampados: vigília para evitar o corte das árvores. Foto: Cesar Cardia/Amigos da Gonçalo de Carvalho |
O Desembargador Carlos Eduardo Zietlow Duro, da 22ª Câmara Cível do TJRS, suspendeu a liminar que permitia o corte de árvores localizadas no traçado da Avenida Edvaldo Pereira Paiva, também conhecida como Av. Beira Rio. A área integra a obra de implantação do Corredor Parque do Gasômetro, previsto no Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (PDDUA). O magistrado entendeu que a supressão das árvores, neste momento, seria irreversível caso não concedida a medida pleiteada e praticamente esgotaria o objeto da ação, quando houver o julgamento do recurso pela Câmara.
O Ministério Público, autor da Ação Civil Pública, postulou a antecipação de tutela sustentando que o processo de licenciamento ambiental da duplicação da Av. Edvaldo Pereira Paiva ignorou a presença do Corredor Parque do Gasômetro previsto no PDDUA. O MP entende que este fato produz danos irreparáveis à qualidade de vida da população de Porto Alegre, que ficará privada de um local tradicional de dedicação à cultura, ao esporte e ao lazer, qual seja a Usina do Gasômetro.
Ao analisar o recurso, o magistrado considerou que deve ser afastado qualquer ato que cause dano ao meio ambiente, uma vez que já houve a retirada de outras árvores antes do ajuizamento da ação.
Embora se reconheça a relevância do projeto em andamento e os reflexos da duplicação da via pública, trazendo grande benefício à população, conveniente seja afastada a supressão de árvores no local neste momento processual, conforme pretendido pelo Ministério Público, evitando-se a irreversibilidade da medida, tendo em vista que a ausência de concessão da medida acabaria por possibilitar o rápido corte de árvores, fazendo com que, ao final, quando do julgamento do recurso pela Câmara, haverá o fato consumado, culminando na ineficácia do recurso.
Leia notícia anterior:
Suspenso corte de árvores na Avenida Presidente João Goulart, na Capital
Agravo de Instrumento n° 70054203187
Texto: Janine Souza
Assessora-Coordenadora de Imprensa: Adriana Arend
imprensa@tj.rs.gov.br
Fonte: Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul
Ativistas acampam para proteção das árvores:
Ativistas fazem vígilia contra corte de árvores na região do Gasômetro (Sul 21)
Prefeitura insiste em cortar árvores:
Prefeitura vai recorrer da suspensão do corte de árvores em Porto Alegre (jornal Correio do Povo)
Ativistas fazem vígilia contra corte de árvores na região do Gasômetro (Sul 21)
Prefeitura insiste em cortar árvores:
Prefeitura vai recorrer da suspensão do corte de árvores em Porto Alegre (jornal Correio do Povo)
A obra paralisada vista do "acampamento". Fotos: Cesar Cardia/Amigos da Gonçalo de Carvalho |