24 maio 2010

Rede pela sustentabilidade nas cidades

Rede pela sustentabilidade nas cidades reúne ativistas sociais e ambientais
Atividades de mobilização iniciam em 1º de junho, na Casa dos Bancários, em Porto Alegre.
Mostra de vídeos, exposições, debates. Essas e outras atividades estão previstas para acontecer em Porto Alegre a partir do dia 1º de junho, antecedendo a Semana do Meio Ambiente. Os eventos devem ser realizados durante o ano, através da série de encontros socioambientais e Ciclo de Cinema Socioambiental, organizado por trabalhadores e organizações sindicais, além de ativistas sociais e ambientais. "Pretendemos formar uma rede permanente de mobilização pela sustentabilidade, discutindo o futuro que queremos para nossas cidades", revela Paulo Mendes Filho, diretor do Semapi e secretário de Meio Ambiente da CUT/RS.
A largada da mobilização é no dia 1º, terça-feira, às 14h, na Casa dos Bancários, com debates sobre "Para onde está indo a nossa cidade?" e "A privatização do patrimônio público e a venda do Morro Santa Tereza". Em seguida inicia a Mostra de Cinema Terra em Transe, com a projeção do filme Lutzenberger – For Ever Gaia, de Frank Coe e Otto Guerra (Brasil/2007/52 minutos), com a presença do diretor Coe e do diretor de arte, Alexandre Freitas.

"Para onde está indo a nossa cidade?" é o tema da primeira mesa redonda e reunirá o ambientalista Denis Beauchamp, autor do livro "A casa limpa da faxineira ecológica", e Felipe Viana, do Projeto Cinturão Verde, da Zona Rural de Porto Alegre e do Instituto Econsciência. Após o debate, será lançada a campanha "Para onde está indo a nossa cidade", com apresentação da Interlig Propaganda.

A segunda mesa redonda é sobre "A privatização do patrimônio público e a venda do Morro Santa Tereza", com a participação do advogado popular e educador Jacques Alfonsín, que integra a ONG Acesso Direitos Humanos, e o engenheiro Henrique Wittler, mestre em Hidrologia e obras hidráulicas.

CAMPANHAS E PROJETOS
Ainda para o dia 1º, acontece o lançamento da campanha "O Morro é Nosso", com apresentação da agência Engenho Comunicação & Arte, a apresentação do projeto Museu das Águas, pela artista plástica Zorávia Bettiol, e às 18h haverá um coquetel de lançamento da Mostra de Cinema Terra em Transe, com projeção do filme Lutzenberger – For Ever Gaia, seguido de debate com os diretores Frank Coe e Alexandre Freitas.
Entre os dias 1º e 13 de junho, no Cine Bancários e com entrada gratuita, acontece o ciclo de cinema socioambiental "Para onde está indo o nosso Planeta?", com a Mostra Terra em Transe. As sessões acontecem às 15h, 17h e 19h.

Está prevista a exibição dos seguintes filmes:
· Uma Verdade Inconveniente, de Davis Guggenheim (EUA/2006 /100 minutos)
· Koyaanisqatsi, de Godfrey Reggio (EUA/1982/ 87 minutos)
· Powaqqatsi, de Godfrey Reggio (EUA/1988 /100 minutos)
· Naqoyqatsi, de Godfrey Reggio (EUA/2002/89 minutos)
· O Dia Depois do Amanhã, de Roland Emmerich (EUA/2004/124 minutos)
· Terra, de Alastair Fothergill e Mark Linfield (EUA/ 2007/96 minutos)
· O Hospedeiro, de Bong Joon-ho (Coréia do Sul/2006/119 minutos)
· Migração Alada, de Jacques Perrin, Jacques Cluzaud e Michael Debats
· Fim dos Tempos, de M. Night Shyamalan (2008/ EUA/ 2008/91 minutos)
· Os Pássaros, de Alfred Hitchcock (EUA/1963/ 119 minutos)
· A Última Hora, de Nadia Conners e Leila Conners Petersen (EUA/ 2007/95 minutos)
· À Margem do Lixo, de Evaldo Mocarzel (Brasil/2009/84 minutos)
· Lutzenberger – For Ever Gaia, de Frank Coe e Otto Guerra (Brasil/2007/52 minutos)
· Terceiro Milênio, de Jorge Bodanzky (Brasil/1981/90 minutos)
· Amazonas, Amazonas, de Glauber Rocha (Brasil/1966/15 minutos)


Trecho de Lutzenberger – For Ever Gaia, de Frank Coe e Otto Guerra

Também farão parte da iniciativa encontros, seminário, curso de formação e sensibilização, intervenções, cinema, fotografia, teatro, música e campanhas de mobilização pela vida na cidade.

A Casa dos Bancários fica na rua General Câmara, 424, em Porto Alegre.