Augusto Carneiro e José Lutzenberger - Foto: arquivo Agapan |
Carneiro foi um dos pioneiros da Ecologia na América Latina e fundou com José Lutzenberger e outros ambientalistas a pioneira AGAPAN - Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural em abril de 1971.
Em 2005 Carneiro usou sua banca de livros na Feira Ecológica para distribuir nossos panfletos em Defesa das Árvores da Rua Gonçalo de Carvalho.
Carneiro aos 90 anos - Foto: Cesar Cardia/Amigos da Gonçalo de Carvalho |
Do perfil de Augusto Cesar Cunha Carneiro no Facebook:
Ele partiu...
Na madrugada deste 7 de Abril, sem ruído e sem mais nenhum recado, o velho Carneiro debandou.
Os pais dele temeram que ele não alcançasse um ano de vida. Uma grave intolerância alimentar o ameaçou logo que ele nasceu. Mas uma cabra, o leite bom de uma cabra, os salvou. O pequeno Augusto juntou força para alcançar 91 anos.
Augusto Carneiro viveu para salvar um número incontável de seres vivos, em sentido literal e figurado. Pouca gente no mundo tem tão extenso currículo de iniciativas e de envolvimento, total e apaixonado, na defesa da Vida. A Vida boa, digna de ser vivida.
Desde que a Rosa, sua derradeira esposa, morreu, ele volta e meia dizia coisas assim: "quando eu for atrás da Rosa...". Esperou um ano, esperou dois, aí deu mais três dias e zummm! Pegou o rumo, foi gastar as sandálias em outras estradas, no pó das estrelas....
Resta a nós comemorar. Pela sorte de ele ter baixado em Porto Alegre para construir seu legado. Pelo privilégio de termos tido ao alcance da vista uma pessoa que não se corrompeu. Pela grandiosa herança que ele nos deixa.
Carneiro em reunião do Conselho Superior da AGAPAN em 2012 Foto: Cesar Cardia/AGAPAN |
Excelente vídeo com as histórias do Carneiro: