28 fevereiro 2013

Audiência Pública no dia 18 de março

Movimento pela preservação das árvores na internet:
"O verdadeiro progresso não é quando árvores
são cortadas para privilegiar o uso de carros.
É quando os ricos usam o transporte público,
poluindo menos o ambiente"
Após os protestos pelo corte de 14 árvores e da subida em árvores no entorno do Gasômetro - o que impediu o corte de mais de uma centena de árvores - aconteceu uma Audiência no Ministério Público do Rio Grande do Sul no dia 19 de fevereiro.
Audiência Pública no Ministério Público do RS - Foto: Amigos da Gonçalo
Vereadores, secretários municipais, técnicos da prefeitura, os promotores
do Meio Ambiente e da Ordem Urbanística debateram a polêmica medida
da prefeitura com moradores e entidades ambientalistas - Foto: Amigos da Gonçalo
Matéria do Sul 21 sobre a Audiência Pública no MP:
Moradores e vereadores cobram prefeitura por corte de árvores em Porto Alegre 

Agora a Câmara Municipal de Porto Alegre marca uma Audiência onde a população conhecerá os detalhes da obra que quer cortar 115 árvores usando a "desculpa" da Copa do Mundo de Futebol/2014.
Convite recebido da Câmara Municipal:
AUDIÊNCIA PÚBLICA
O Presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre,
Vereador Dr. Thiago Duarte.

convida para a Audiência Pública, com o objetivo de debater a ampliação da Av. Edvaldo Pereira Paiva, a realizar-se às 19 horas do dia 18 de março de 2013, no Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal de Porto Alegre, na Av. Loureiro da Silva, nº 255 nesta Capital.

Apenas subindo nas árvores os jovens impediram que mais árvores fossem cortadas.
A Polícia Militar ordenou que parassem com os cortes para garantir a integridade física dos jovens.
Foto: Cesar Cardia/Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho
Muitos acreditam que o executivo municipal não recuará de sua intenção de derrubar as árvores para que seja feita a amplição da Av. João Goulart, o que deverá aumentar o número de carros naquela região.
Caso isso ocorra, não restará outra saída: subir nas árvores para impedir seu abate

No dia 6 de fevereiro jovens sobem em árvores para evitar seu corte
Foto Cesar Cardia/Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho

17 fevereiro 2013

Cortar árvores em nome do "progresso"?

Reunião na COSMAM - Foto: Cesar Cardia/Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho
No dia 14 de fevereiro aconteceu uma reunião extraordinária na COSMAM (Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara Municipal de Porto Alegre) para discutir a derrubada de árvores na Av. João Goulart (entorno do Gasômetro), na área central de Porto Alegre. A justificativa da prefeitura é que com o largamento da via em 4,5m mais carros irão circular e a obra faz parte do "pacote" da Copa do Mundo de Futebol/2014.
Verdadeira insanidade!
Manifestantes pediram a renúncia do secretário do Meio Ambiente
(ao centro da foto) que defende o corte das árvores.
Foto: Cesar Cardia/Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho

Cortar árvores que filtram a poluição dos carros para aumentar o fluxo de carros é progresso?
Uma única árvore de grande porte absorve diariamente a poluição gerada por 100 carros!
Mais uma vez a população foi pega de surpresa e está atuando para impedir esse ato insensato.
Em virtude da subida nas árvores de alguns jovens, o que impediu o corte de mais árvores no dia 6,  estamos discutindo o assunto com a Câmara de Vereadores, a prefeitura e o Ministério Público.
Reunião na COSMAM - Foto: Cesar Cardia/Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho

Como pode uma cidade que nos últimos anos tem sido citada em tantos países como referência na preservação de árvores, passar a ser conhecida como uma cidade onde o poder público decide desconhecer sua histórica luta preservacionista em virtude de quatro jogos de futebol em 2014?
Brigada Militar chega para proteger a vida dos jovens nas árvores.
Impediram o corte de árvores.
Foto: Cesar Cardia/Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho

RESISTIREMOS!
Mesmo que a grande mídia não nos dê voz faremos como em 2005/2006, na luta pela preservação da Rua Gonçalo de Carvalho, usando a internet, pedindo apoios a todos aqueles que como nós acreditam que o verdadeiro progresso se consegue com educação, cultura, saúde e preservação ambiental.
Se concordam com nosso posicionamento, por favor divulguem o barbarismo que estamos enfrentando em Porto Alegre, Brasil.
Reunião na COSMAM - Foto: Desirée Ferreira/CMPA
Panfleto para esclarecer a população, uma vez que a grande mídia não o faz

07 fevereiro 2013

Quantas copas de árvores por uma copa de futebol?

Porto Alegre - 7 de fevereiro de 2013

Jovens sobem em árvores e interrompem o corte de árvores em Porto Alegre

A prefeitura de Porto Alegre suspendeu na tarde desta quarta-feira o corte de árvores nas proximidades da Usina do Gasômetro após um protesto de moradores da região e defensores de árvores. Jovens subiram nos vegetais da praça Júlio Mesquita (praça do Aeromóvel) para evitar a derrubada prevista para obras da Copa do Mundo de 2014.
A Brigada Militar parou o corte das árvores para proteger a integridade física dos jovens.
No fim da tarde dessa quarta aconteceu uma reunião na Câmara Municipal da cidade entre vereadores, representantes da SMAM (secretaria municipal do Meio Ambiente), representante da AGAPAN (Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural) e uma representante de moradores da região do Gasômetro. No encontro foi marcada uma reunião da COSMAM (Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara Municipal) para o dia 14 de fevereiro, 9:30h, onde será debatido o assunto com representantes do executivo, vereadores e defensores das árvores.
A reunião será aberta, todos os interessados poderão participar.
 Mais fotos aqui: http://poavive.wordpress.com/2013/02/07/quantas-copas-por-uma-copa/

05 fevereiro 2013

Solidariedade em Santa Maria

Comovente
Foram muitas as demonstrações de solidariedade após a tragédia ocorrida em Santa Maria. Já no dia 28 de janeiro todo o estoque do Banco de Pele de um hospital de Recife foi enviado para nosso estado para o tratamento dos queimados no incêndio. Logo após Uruguai, Argentina e Chile doaram pele e membrana amniótica aos feridos de Santa Maria.
O Brasil em Santa Maria - Charge de Galvão na Folha de São Paulo - 29/01/2013
Médicos e enfermeiros chegavam de vários locais do Brasil e até do exterior. Voluntários faziam lanches e compravam água para oferecer aos socorristas e familiares das vítimas, gente anônima, pessoas que só queriam ajudar de alguma maneira, por menor que fosse sua participação.

A designer Carla Vaucher - de Rivera (Uruguai) e residente em Vitória, estado do Espírito Santo - publicou este texto em seu perfil no Facebook:
"Esses depoimentos fazem parte das coisas que me emocionam todos os dias. E que me lembram de cada cantinho de Santa Maria. Das pessoas que lá conheci, das coisas que vivi. Choro a cada depoimento que leio. É como se um pedaço de mim ainda estivesse lá e esse pedaço sente dor. E chora."

Após seu texto compartilhou uma foto e texto de Marcio Luiz Nogarolli, médico do SAMU de Curitiba que esteve em Santa Maria prestando auxílio às vítimas da tragédia na boate Kiss:

Foto do médico Marcio Luiz Nogarolli colocada em seu perfil no Facebook
SANTA MARIA – MISSÃO CUMPRIDA
Fomos dar uma ajuda profissional, voltamos com o coração repleto de gente. Fomos para tentar minimizar a dor. Vocês nos maximizaram humanos.

O motorista de Taxi de Porto Alegre se recusou receber o preço da corrida só porque soube que estávamos indo para sua cidade. E disse que se ofenderia se insistíssemos em pagar. Sentei em uma escada para tomar fôlego e a voluntária veio perguntar se eu precisava de ajuda. Ela tinha uns 16 anos de idade.

A moça da limpeza achou uma medalha de algum santo. Uma jóia de 18 quilates. Passou mais de hora perguntando um a um se não lhes pertencia. Depois deixou o ramal do chefe onde a medalha estaria guardada.

Mas não foram essas as atitudes que mais me surpreenderam. O que mais me tocou é que vocês de Santa Maria transformaram substantivo em verbo.

Eu e meus amigos do Paraná vimos milhares de placas, adesivos, lacres de porta e fitas negras com a palavra “LUTO”.

Por vários dias eu achei que vocês estavam se referindo ao substantivo: conjunto de reações a uma perda, geralmente pela morte de alguém. Hoje entendi. No meio de tanta dor e diante da necessidade de não parar, “LUTO” em Santa Maria (RS) não é substantivo. É verbo. EU LUTO! Luto contra a dor, pra não parar, luto contra o injusto para não repetir, luto pelo menor para ninguém perder e luto contra a morte para o meu irmão viver. E é por isso tudo que eu quero que saibam: quando precisarem da gente para conjugar verbos, aí na sua terra, podem nos chamar. Vocês já tem o número!

O agradecimento do SAMU de Santa Maria aos médicos e enfermeiros paranaenses:
Foto: SAMU/Santa Maria
AGRADECIMENTO
Agradecemos aos Médicos e Enfermeiros do SAMU do Estado do Paraná, cidade Curitiba, que até ontem, atuaram como voluntários da Força Nacional do SUS em nossa cidade, colaborando com o SAMU Santa Maria e UPA24hs. Obrigado!!! Muita Luz e Paz em Suas Vidas!! Sucesso!!!