30 setembro 2011

Painel sobre a Gonçalo neste domingo

No Espaço Vida Sustentável da Bionat Expo
Painel sobre a Rua Gonçalo de Carvalho.
Dia 02 de outubro - 10h
No térreo da Usina do Gasômetro
Porto Alegre - Brasil




Espaço Vida Sustentável visa apresentar práticas sustentáveis de arquitetura e urbanismo com a presença de convidados especiais.
 
30 de setembro sexta-feira
 
18h Luis Maccarini - eng. eletrônico viculado aos Instituto Caminho do Meio falando sobre "Energia Fotovoltaica para um mundo melhor"
19hs Marcelo Sgarbossa - diretor LAPPUS - falando sobre "Mobilidade Urbana"
 
01 de outubro sábado
 
9h  Carlos Alberto Sant'Ana,   arquiteto presidente do IAB falando sobre "Sustentabilidade na Arquitetura"
14h Luiz Antonio Timm Grassi, engenheiro civil , " Crise da água - desafios e oportunidades"
15h Zoravia Bettiol, artista plastica designer e arte educadora apresentando o "Museu das Águas"
com abertura da performance "(In) Fluência da Água" de Leonel Braz.
 
02 de outubro domingo
 
10h Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho, vídeo/fotos sobre a Primeira Rua Tombada - Patrimônio Ambiental de Porto Alegre
16h Luis Maccarini eng. eletrônico viculado aos Instituto Caminho do Meio falando sobre "Energia Fotovoltaica para um mundo melhor"
17h Marcelo Sgarbossa - diretor LAPPUS - falando sobre "Mobilidade Urbana"

24 setembro 2011

SMAM adverte: árvores fazem mal à Copa do Mundo!

Tristeza na Rua considerada Mais Bonita do Mundo
Foi com muita tristeza que os que tanto lutaram pela preservação do Túnel Verde da Rua Gonçalo de Carvalho souberam que o projeto de lei que tornaria cerca de 70 Túneis Verdes da capital gaúcha como "Áreas de Uso Especial" não foi votado pela Câmara Municipal de Porto Alegre.
Como podem existir pessoas que não concordem em proteger essas verdadeiras preciosidades existentes em nossa cidade?
Certamente isso só pode ter ocorrido por problemas partidários.
Mas as árvores não tem preferências políticas, então o que realmente ocorreu?

A Gonçalo de Carvalho, por Decreto Municipal assinado pelo prefeito José Fogaça e secretário Beto Moesch, já é considerada assim e além disso é também Patrimônio Histórico, Cultural, Ecológico e Ambiental da cidade desde 5 de junho de 2006.
Isso significa que não estávamos advogando nada para benefício exclusivo da Gonçalo. Ao contrário, queríamos que outras magníficas ruas arborizadas tivessem o mesmo reconhecimento.
Depois da Gonçalo de Carvalho, outras ruas da cidade já foram declaradas como "Áreas de Uso Especial" pelo executivo municipal. Isso teria prejudicado a cidade em algo? É lógico que não!
Graças aos "Amigos da Gonçalo", hoje em muitos lugares do planeta, a cidade de Porto Alegre não é conhecida no exterior apenas por seus dois grandes clubes de futebol, alguns esportistas destacados, pelo Fórum Social Mundial, alguns grandes nomes da Arte e Cultura e pela implementação do Orçamento Participativo. Também é citada como a bela e verde cidade onde existe uma rua que é considerada por muitos como "A Mais Bela do Mundo", em virtude da beleza de suas árvores e pela árdua luta por sua preservação.
Gente, isso é ruim?


Matéria apresentada no dia 23 de setembro (programa Bom Dia Brasil) pela Rede Globo de Televisão, a rede com a maior audiência no Brasil.

Ser admirado e elogiado tanto no Brasil como no exterior e virar destaque nos principais veículos de nossa imprensa faz mal para a cidade? Não podemos acreditar que seja por "inveja" pois um dos integrantes do Movimento e administrador do Blog não mora e nunca morou na Rua Gonçalo de Carvalho. Por favor prefeito e vereadores, as árvores das ruas não pertencem a quem mora nelas, pertencem a todos nós.

Matéria no jornal Folha de São Paulo* em 11 de setembro de 2011:
Rua de Porto Alegre ganha fama de 'mais bonita do mundo' 
por Felipe Bächtold


Algumas "justificativas" para não ser votado o projeto, pois derrotá-lo nesse momento que tantas matérias no Brasil e exterior destacam o mais famoso Túnel Verde de Porto Alegre, o da Gonçalo de Carvalho, não se sustentam. Argumentar que a preservação por Lei Municipal como Áreas de Uso Especial os belos Túneis Verdes da cidade pode ser "um empecilho à mobilidade urbana" ou "inclusive atrapalhar o licenciamento ambiental das áreas prioritárias com vista a Copa 2014" é algo surreal. O mais incrível é que essa argumentação está no documento onde a Secretaria Municipal do Meio Ambiente - SMAM - orientou os vereadores da base do governo a não votarem o projeto!

Não foi a Secretaria de Obras ou da Copa, foi a secretaria que tem por objetivo a preservação ambiental da cidade que pediu que nossos vereadores não votassem um projeto tão importante para a preservação de nossos Túneis Verdes. Agindo assim a SMAM, primeira secretaria municipal do Meio Ambiente no Brasil, volta-se contra seus próprios objetivos.

Matéria da Gonçalo na Folha de São Paulo foi das mais lidas e enviadas na versão online
* O jornal Folha de S. Paulo é considerado como um dos mais influentes e lidos jornais do Brasil.

Matéria no jornal Zero Hora, de Porto Alegre, no dia 14 de setembro.
 O jornal Zero Hora de Porto Alegre também colocou parte da matéria feita sobre a Gonçalo de Carvalho em seu site, mas não a matéria completa, para acesso livre. Por isso a imagem escaneada em tamanho grande (acima) para poder ser lida (clicar na imagem). Na matéria reduzida para acesso público na internet, não consta o texto da luta para a preservação da via.

A repercussão da NÃO votação na mídia local:
Chamada geral 2 edicao projeto tunel verde Claudio Brito com projeto Tuneis Verdes Gaucha reporter-impasse adia projeto

Concordamos plenamente com o comentário de Cláudio Brito. A FIFA manda mais que a ONU, ela está mandando até mesmo no destino das árvores de Porto Alegre!


Foi nessa rua que uma autoridade da SMAM (Secretaria Municipal do Meio Ambiente) se referiu quando disse: “não podemos criar túneis verdes a varrer”, que “não se pode escurecer a cidade com a sombra das árvores”, disse também que “jamais moraria na rua Gonçalo de Carvalho” – considerada a rua mais bonita do mundo por sua arborização – "por não querer ser um tuberculoso".

Ouvindo esse tipo de bobagens, somos obrigados a citar um texto de Sérgio Porto, também conhecido como Stanislaw Ponte Preta:
Foi então que estreou no Teatro Municipal de São Paulo a peça clássica Electra,tendo comparecido ao local alguns agentes do DOPS para prender Sófocles,autor da peça e acusado de subversão, mas já falecido em 406 a.C. Era junho e o pensador católico Tristão de Ataíde, o mesmo Alceu de Amoroso Lima, uma das personalidades mais festejadas da cultura brasileira, chegava à mesma conclusão da flor dos Ponte Preta em relação à burrice reinante, ao declarar, numa conferência:
A maior inflação nacional é de estupidez”.
(Stanislaw Ponte Preta – Febeapá 1, p.12)
 

18 setembro 2011

Os portugueses e a Rua Mais Bonita do Mundo

Há três anos o escritor José Saramago inciciava seu Blog "O caderno de Saramago".
O final de seu primeiro texto publicado no Blog (sobre Lisboa) merece uma reflexão especial dos vereadores da cidade de Porto Alegre, que no dia 21 de setembro votarão um projeto de lei do vereador Beto Moesch que declara como "Áreas de Uso Especial" os Túneis Verdes da cidade:
...
Lisboa tem-se transformado nos últimos anos, foi capaz de acordar na consciência dos seus cidadãos o renovo de forças que a arrancou do marasmo em que caíra. Em nome da modernização levantam-se muros de betão sobre as pedras antigas, transtornam-se os perfis das colinas, alteram-se os panoramas, modificam-se os ângulos de visão. Mas o espírito de Lisboa sobrevive, e é o espírito que faz eternas as cidades. Arrebatado por aquele louco amor e aquele divino entusiasmo que moram nos poetas, Camões escreveu um dia, falando de Lisboa: “…cidade que facilmente das outras é princesa”. Perdoemos-lhe o exagero. Basta que Lisboa seja simplesmente o que deve ser: culta, moderna, limpa, organizada – sem perder nada da sua alma. E se todas estas bondades acabarem por fazer dela uma rainha, pois que o seja. Na república que nós somos serão sempre bem-vindas rainhas assim.
José Saramago

Fonte: Outros cadernos de Saramago (mantido pela Fundação José Saramago, após a morte do escritor)



Projeto de Lei 03862/2008, que declara os Túneis Verdes como àreas de Uso Especial
O projeto de lei dos Túneis Verdes, de autoria do vereador Beto Moesch, declara dezenas de vias como Áreas de Uso Especial, preservando seu calçamento e arborização. Mais de 70 ruas e avenidas serão beneficiadas com a aprovação da matéria.
Por Túnel Verde, entende-se a ambiência de um conjunto arbóreo cujas copas das árvores se unem formando um túnel vegetal em logradouro público e cuja paisagem tenha características ecológicas, culturais, turísticas e paisagísticas, de relevante formação vegetal e de grande circulação biológica.
Atualmente, existem 17 vias em Porto Alegre que possuem esse resguardo legal. A mais conhecida delas é a primeira a ser declarada assim, a Rua Gonçalo de Carvalho, que recentemente ganhou notoriedade na mídia por ser considerada por blogs e sites nacionais e internacionais como “a rua mais bonita do mundo”.
“Contudo, os 17 logradouros declarados Áreas de Uso Especial o foram por meio de decretos, que podem ser revogados. Já a criação de uma lei garantindo sua proteção consolida, de fato, o status especial desses patrimônios ambientais da capital gaúcha”, esclarece o vereador Moesch.

Na sexta-feira, dia 16, transeunte passa carregando uma muda 
de árvore na Gonçalo enquanto era gravada matéria para o 
"Bom Dia Brasil" da Rede Globo de Televisão.


A Sombra Verde e a Gonçalo de Carvalho
Coincidentemente foi outro português, o professor Pedro Nuno Teixeira Santos, quem escreveu um texto emocionante sobre a Rua Gonçalo de Carvalho (o nome da rua é uma homenagem a outro português, um comerciante) e a chama como "A Rua Mais Bonita do Mundo". Isso aconteceu em 2008, mesmo ano que seu conterrâneo ilustre iniciava o Blog "O caderno de Saramago". Na época a Gonçalo de Carvalho já tinha sido declarada Patrimônio Cultural, Histórico, Ecológico e Ambiental da cidade de Porto Alegre, o decreto do executivo municipal fora assinado em 5 de junho de 2006 pelo prefeito José Fogaça e secretário do Meio Ambiente Beto Moesch.

O Pedro Nuno é um professor de biologia português e também um grande defensor das árvores. Administra o "A Sombra Verde", uma referência em blogs que tratam de árvores, além de participar ativamente da Associação Árvores de Portugal. Seu Blog é uma referência para todos os que lutam contra o corte de árvores e as tristes "podas radicais", infelizmente ainda comuns entre nós.

Pedro conheceu a Rua Gonçalo de Carvalho através de outro magnífico Blog arbóreo, da Catalunha, chamado "Amics Arbres - Arbres Amics". Através do link no "Amics Arbres" ele visitou nosso Blog, viu imagens do Túnel Verde da Gonçalo, leu os "posts" mais antigos que tratavam de nossa luta pela preservação da via contra os interesses de nossos adversários tão poderosos e escreveu:
"Confesso que quase me vieram as lágrimas aos olhos quando ontem descobri esta rua..."
O Pedro postou um pequeno texto com duas fotos que é a maior homenagem que a Rua Gonçalo de Carvalho recebeu até hoje, mesmo existindo atualmente tantas matérias de televisões em redes nacionais, sites, jornais e revistas. No e-mail que nos enviou para contar a emoção em descobrir a Gonçalo e a luta da cidadania por sua preservação, ele deixa claro sua motivação em chamar a Gonçalo como "A Rua Mais Bonita do Mundo":

"um exemplo de resistência e de cidadania para todos nós. A vossa luta é a luta da Sombra Verde!"

Graças ao Pedro a rua é tão conhecida e a luta por sua preservação tem servido de estímulo a tantos cidadãos comuns como nós, em muitos locais distantes de Porto Alegre.

Hoje o Pedro Nuno, para nosso orgulho, é um dos mais ilustres "Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho".
Enviou o link de sua postagem para o "Festival of the Trees" e nos incentivou a mandar um link também. Fez outras postagens tratando da Gonçalo, colocou uma imagem em seu Blog onde se declara "Amigo da Rua" e fez mais um texto memorável com o título Eu sou de Porto Alegre! (http://sombra-verde.blogspot.com/2011/07/eu-sou-de-porto-alegre.html)

O Pedro é um dos maiores exemplos de que a conscientização e participação na luta em defesa do Meio Ambiente, especialmente das árvores, não deve ter fronteiras. O planeta é de todos e a responsabilidade pela preservação ambiental também é de todos.

Material usado pelo Movimento e AMABI  pedindo apoios em 2005/2006

Lembrando José Saramago e Pedro Nuno também rendemos homenagens a tantos portugueses que antes do Pedro "descobrir" a Gonçalo, no momento da luta por sua preservação, mandavam mensagens perguntando como poderiam ajudar. Todos ajudaram! Os que mandaram mensagens de apoios nos incentivando a continuar resistindo quando tudo parecia perdido como também aqueles que repassaram e-mails para que outros soubessem o que estava acontecendo aqui, na distante cidade de Porto Alegre, Brasil.

Cesar Cardia - administrador do Blog

08 setembro 2011

Palmeiras na ponte?

Ponte na Av. João Pessoa atravessa o Arroio Dilúvio
Foto Cesar Cardia/Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho
Ponte da João Pessoa Revela Segredos
Muitos de nós, ao passarmos pela Av. João Pessoa esquina Av. Ipiranga, não nos damos conta de estarmos utilizando uma ponte. Muito menos, de que ela representaria um dos tesouros arquitetônicos da cidade. Menos ainda, curiosamente, de que ela acolheria e sustentaria um conjunto de oito (hoje sete) palmeiras, antigas, altas, fortes o suficiente para resistir aos ventos do corredor do Arroio Dilúvio.
Escadaria da ponte - Foto: Angela Tavares
Em 1940, os festejos do bi-centenário de Porto Alegre (cuja fundação hoje é comemorada em outra data), incluíam a inauguração de obras concebidas dentro do conceito “monumental”, de responsabilidade do arquiteto Cristiano de la Paix Gelbert, diretor de Arquitetura na gestão do Prefeito Loureiro da Silva. É o caso da nossa ponte. Esta obra nos mostra detalhes interessantes, como os guarda corpos em granito, os elementos verticais marcando as extremidades da ponte e que receberiam luminárias, então muito valorizadas, locais de lazer e mirantes, escadarias que descem até a margem do canal para que a população, na época, pudesse acessar os barcos que comercializavam as frutas e verduras produzidas nos arredores da cidade.

A Ponte vista do Hospital Ernesto Dornelles - Foto: Cesar Cardia
O novo prolongamento da Av. João Pessoa receberia, além da ponte em “art nouveau”, canteiros centrais, ornados com Palmeiras da Califórnia (de onde são originárias), também chamadas Palmeiras Imperiais. Eram muitas as edificações e muita a pressa. Os trabalhadores estavam orientados para executar o plantio somente nos canteiros da avenida, saltando o leito da ponte. Sem se dar conta, os operários plantaram também onde não estava previsto. Para surpresa de todos e sorte nossa, as palmeiras cresceram, transformaram-se em atrativo turístico incomum, de que hoje Porto Alegre se orgulha e se sente homenageada quando elas, em cumplicidade com o vento, curvam-se em reverências imperiais a esta capital.
Angela Tavares 
Porto Alegre, 05 de setembro de 2011.


Muitos não percebem que em Porto Alegre 
existem palmeiras plantadas em uma ponte - Foto: Cesar Cardia