15 outubro 2010

Museu das Águas de Porto Alegre na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - Blog Action Day

Museu das Águas de Porto Alegre é tema na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Conscientização sobre escassez, desperdício, poluição, usos e direitos da água como bem público serão principais alertas desse espaço, com arte.

O aumento dos usos e a escassa qualidade da água, provocada pela poluição e o desperdício, ameaçam a vida e o desenvolvimento social. Para fazer frente a esse problema ambiental, social e econômico, é necessária uma gestão pública com a participação da sociedade, conscientizada e mobilizada. É aí que entra a proposta do Museu das Águas de Porto Alegre, apresentada a representantes de diversas instituições e universidades. Implantado na Orla do Guaíba, o Museu será um ícone a ser apropriado pela população e visitantes, e proporcionará oportunidades para que a criatividade na produção artística seja desenvolvida através das artes visuais, literatura, vídeo e teatro, entre outras possibilidades, tendo a água como tema, material ou suporte.

Na próxima semana, em Porto Alegre, a proposta do Museu das Águas será apresentada durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2010, que acontece de 18 a 24 deste mês. A coordenadora do Comitê Multidisciplinar de Planejamento Urbanístico da Orla do Guaíba, Zoravia Bettiol, palestra sobre "Museu das Águas - a proposta", nos dias 20 e 21 de outubro, com ilustrações elaboradas por componentes do GT Museu, do Comitê.

Data: 20 de outubro de 2010
Horário: 20h
Evento no Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo - Sala de Pesquisa
Rua dos Andradas, 1223/2º andar - Porto Alegre/RS

Data: 21 de outubro de 2010
Horário: 16h
Evento no Anfiteatro 200, 2° andar do Prédio Nova Escola de Engenharia da Ufrgs
Av. Osvaldo Aranha, 99 - Porto Alegre/RS

Eixos orientam proposta do Museu

Educação, história e arte são os eixos que permeiam a instalação do Museu das Águas de Porto Alegre. No eixo educativo, a água será apresentada em seus diversos aspectos, sob forma de maquetes, jogos, instrumentos audiovisuais. No eixo histórico, a preservação terá ênfase com exposição de artefatos e documentos históricos da água e de seus usos. Já no eixo artístico, haverá um espaço para exposição de obras produzidas por artistas nos mais variados formatos, suportes, propostas e concepções, enfocando a água em seus diferentes aspectos, através de concursos, cursos e oficinas.

A ideia de um Museu das Águas surgiu em 2004, no Ano Estadual das Águas, que comemorou os 10 anos da Lei 10350/94, Lei Estadual da Água, proposta pela Câmara Técnica dos Recursos Hídricos da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, e apoiada por diversas entidades da sociedade civil e órgãos públicos, entre eles a Ari (Associação Riograndense de Imprensa), que realizou, também em 2004, o II Fórum Internacional da Água.

No dia 25 de novembro de 2009, integrantes do Movimento em Defesa da Orla do Guaíba realizaram a primeira reunião de uma equipe multidisciplinar para discutir e projetar espaços de uso público e ambiental para aquela área. O Movimento em Defesa da Orla do Guaíba teve papel fundamental em 2009, quando do polêmico projeto Pontal do Estaleiro, levado à consulta pública e com vitória do NÃO por mais de 80% dos votos.

A partir do Comitê Multidisciplinar, foi criado o Grupo de Trabalho do Museu das Águas, cujas primeiras ações foram elaborar uma proposta de instituição desse espaço de valorização da água e do ambiente da Orla do Guaíba. A proposta do Museu já foi apresentada a conceituadas entidades e os apoios, institucionais e técnicos, como a Associação Riograndense de Imprensa (Ari), Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB/RS), Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan), Ufrgs, Abes-RS, UniRitter e Corsan.

Informações com
Jornalista Adriane Bertoglio Rodrigues