20 dezembro 2007

Fórum de Entidades - Revisão do Plano Diretor

Foto: Movimento Porto Alegre Vive

Da página da Câmara Municipal de Porto Alegre:

Fórum ouve relato sobre áreas de interesse cultural

Na noite desta quarta-feira (19/12), o Fórum de Entidades que acompanha a tramitação de projeto que atualiza o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental (PDDUA), esteve reunida no Plenário Ana Terra da Câmara Municipal. Na oportunidade, a arquiteta Elena Graeff falou sobre as Áreas Especiais de Interesse Cultural (AIC). Ela lembrou ter participado da elaboração do PDDUA em vigor, como técnica da Secretaria da Cultura à época.

Em sua explanação, Elena falou sobre os conceitos de AIC da Cidade e suas implicações no Plano Diretor. Ela explicou que as questões de patrimônio que fazem parte da identidade da sociedade. “Patrimônio é uma herança que se recebe na sociedade nas gerações que se sucedem. Seja o saber história do povo, prédios, quilombos entre outros, sempre vinculados ao interesse coletivo”, ponderou. Ela também afirmou que esta questão precisa ser bem estudada pelo Câmara para que o projeto não tenha que receber alterações em um curso espaço de tempo.

A vereadora Neuza Canabarro (PDT) coordenou os trabalhos que foram acompanhados por 12 entidades. Também compareceram ao encontro os vereadores Aldacir Oliboni (PT) e Maria Luiza (PTB).

Regina Andrade (reg. prof. 8423)