30 abril 2007

Os "civilizados"

Muito bom o texto do Rodrigo:

É muito interessante ouvir as idéias defendidas por pessoas que se julgam defensoras da “civilização”. Afirmando que os criminosos representam a “barbárie” – por que eles matam, estupram, roubam etc. –, os ditos "civilizados" defendem que seja adotada uma solução “bárbara”: a pena de morte no Brasil.
...
Leia na íntegra aqui

28 abril 2007

A Gonçalo nos anos 60

Fotos antigas da rua Gonçalo de Carvalho, na década de 60:


Foto do último andar da casa de número 111, em janeiro de 1966, com as torres da igreja São Pedro, o morro Ricaldone e um dos prédios da Brahma.




Da mesma janela, porém em direção ao centro de Porto Alegre.



Da esquina com a rua Pinheiro Machado, junto a casa do mestre cervejeiro da Brahma, em outubro de 1964, com a recente poda das árvores da rua, que na época era prática anual.


Crédito das Fotos:
Fotos de família, enviadas pelo Sr. Ruy Pfau.

23 abril 2007

Combata a Dengue, combatendo o Lixo.

Dengue é uma doença causada por um vírus, o vírus do dengue, transmitida de uma pessoa doente para uma pessoa sadia por meio de um mosquito, o Aedes aegypti. A doença pode se manifestar de duas formas:

DENGUE CLÁSSICO
Dengue se inicia de maneira súbita com febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores nas costas. Às vezes aparecem exantemas (manchas vermelhas no corpo). A febre dura cerca de cinco dias com melhora progressiva dos sintomas em 10 dias. Em alguns poucos pacientes podem ocorrer hemorragias discretas na boca, na urina ou no nariz. Raramente há complicações.

DENGUE HEMORRÁGICO
Dengue hemorrágico é uma forma grave de dengue, quando se tem a doença uma segunda vez. No início os sintomas são iguais ao dengue clássico, mas após o 5º dia da doença alguns pacientes começam a apresentar sangramento e choque. Os sangramentos ocorrem em vários órgãos. Alguns doentes apresentam choque circulatório. Este tipo de dengue pode levar a pessoa à morte.
Dengue hemorrágico necessita sempre de avaliação médica de modo que uma unidade de saúde deve sempre ser procurada pelo paciente. O médico irá avaliar a condição do doente e indicar o tratamento correto.

TRATAMENTO
Não existe tratamento específico para dengue, apenas tratamentos que aliviam os sintomas. Mas cuidado: não devem ser usados remédios a base de ácido acetil salicílico, como por exemplo a aspirina e o AAS. Nos casos de dengue hemorrágico o tratamento realizado é de suporte, no sentido de evitar o choque. Não existem vacinas contra a dengue de tal forma que a prevenção é a única arma contra a doença. Toda pessoa que apresentar sintomas da doença deve procurar um posto de saúde para obter orientação médica. A SOLUÇÃO É A PREVENÇÃO.

O MOSQUITO AEDES AEGYPTI
O mosquito Aedes aegypti é muito parecido com um pernilongo comum. O Aedes é mais escuro e possue listras brancas pelo corpo e pelas patas. Tem o costume de atacar as pessoas durante o dia. Vive e se reproduz em ambientes com água limpa, próximos a habitação humana. Coloca seus ovos na parede de recepientes com água, como: vasos, tambores, pneus, etc..
Locais de Incidência de Criadouros, em Porcentagem: Vasos - 90%, os demais 10% em ordem decrescente são latinhas e copos descartáveis, caixa d'água, pneus, calhas. Já foi detectado que os ovos sobrevivem até 2 anos sem contato com a água. E assim que tiver condições favoráveis eles eclodem e dão continuidade ao ciclo de vida.

O QUE FAZER?
A única maneira de evitar a dengue é não deixar o mosquito nascer.
Combater a larva é mais fácil que combater o mosquito adulto.

É aí que você pode ajudar!

Lembre-se:
Dengue só se transmite através da picada do mosquito.
Sem a larva não existe mosquito.
Sem o mosquito, não existe a Dengue.

COMBATA O SURGIMENTO DE FOCOS DE MOSQUITOS
  • Elimine os criadouros internos, como: vasos, pratos de xaxim, enfeites e todo tipo de situação que possa acumular água limpa;
  • Providencie a limpeza de calhas, lajes, caixas d'água;
  • Remova entulhos provenientes de restos de construção;
  • Sacolas de supermercados, latas e garrafas de bebidas, embalagens descartáveis de alimentos e lixos em geral que permitem o acúmulo de água, podem se transformar em criadouros de mosquitos. Não permita que lixo seja atirado em vias públicas e terrenos baldios.
(Informações: UNICAMP)

20 abril 2007

Sugestões enviadas à SMAM, relacionadas ao Plano Diretor

Se Porto Alegre é tida como a cidade mais arborizada do Brasil, é obrigação da prefeitura manter e estimular essa situação.
Por isso é necessário maior fiscalização e maior competência na verificação de doenças nas árvores e prevenção de acidentes quando os galhos apodrecidos despencam em vias públicas! Especialmente em dias de temporal.
• Precisamos da colocação IMEDIATA de lixeiras nos logradouros dos bairros da cidade.
• Façam uma campanha permanente de esclarecimento sobre o lixo reciclável. É impressionante a ignorância das pessoas sobre o que pode e deve ser separado para a reciclagem. Nós, do Movimento Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho, fazemos cópias xerox do material feito por nós (anexo) mas nosso alcance é limitadíssimo. É necessário esclarecer a importância social e ambiental da reciclagem.
• Precisamos acabar com a "farra" da sacola plástica de supermercados!
Estimulem as empresas a usarem sacolas de papel, ou que as pessoas levem sua sacola para fazer compras. Obriguem o comércio a cobrar separadamente as sacolas fornecidas como maneira de inibir um pouco o uso delas pelos consumidores que posteriormente as usam para colocar seu lixo.
Na primeira chuva, nessa cidade impermeabilizada pelo asfalto, essas sacolas entopem os bueiros e causam alagamentos...
A prefeitura tem que fazer uma campanha de esclarecimento público para isso. Esse tipo de campanha, com certeza teria o apoio dos meios de comunicação.
• Não seria possível adaptar a experiência japonesa de recolher o óleo usado nas residências, para uma cooperativa (?) que faz sabão artesanal? Não podemos continuar colocando óleo usado no esgoto!
• É URGENTE a criação, estimulada pelo poder público, de uma usina de reciclagem de lâmpadas fluorescentes, cujo consumo aumenta a cada dia e se sabe que não há destino previsto para elas, quando da reciclagem. Estão colocando as lâmpadas queimadas em aterros sanitários, contaminando com mercúrio o nosso solo !!! Cada lâmpada longa (chamada comercial) tem 10mg de mercúrio em forma de vapor. Quantos quilos anuais contaminam nosso ambiente? São Paulo conta com sete empresas específicas para isso, conforme li em uma revista. Não podemos ter ao menos UMA?
• É fundamental estimular igualmente, a reciclagem de pilhas e baterias, mas não há nenhuma empresa especializada nisso, aqui em Porto Alegre. O Banco Real (excelente iniciativa) colocou postos de coletas em algumas de suas agências, mas está enviando as pilhas para São Paulo (!?)
• É URGENTE a exigência de construção de centros de tratamento de esgoto bem como a exigência que os grandes condomínios tratem seu próprio esgoto, com reaproveitamento da água para regar plantas, gramados, jardins, lavar veículos e dar uso para a água reciclada para a DESCARGA de banheiros!
• Por favor, ouçam e debatam mais com a população a respeito destes problemas que são comuns a todos nós.
Muitas vezes poderão ter alguma solução (ou início de solução) de problemas, vindas de pessoas simples e das quais pouco se espera...
Essas são apenas algumas sugestões que visam contribuir para a preservação de nosso ambiente.
Sabemos que são coisas simples e nada é novidade. Mas são questões que não podem ser esquecidas e devem ser continuamente destacadas.
Mesmo que não se enquadrem no espírito da Revisão do Plano Diretor, pretendemos apresentar essas reivindicações na reunião própria para isso.
Que o poder público faça sua parte e que a comunidade participe das soluções!

16 abril 2007

Movimentos REALMENTE populares

Neste domingo, dia 15 de abril, aconteceu mais uma reunião do Movimento VIVA Gasômetro.
Este movimento surgiu em fins de 2006 e está dando o que falar.
É comum se dizer que o Centro Velho de Porto Alegre é uma das regiões mais esquecidas pelo poder público e pela população de outros bairros. Apenas a Usina do Gasômetro, transformada em Centro Cultural da cidade, tem algum destaque e visibilidade de parte da população e do governo municipal.
Um grupo de moradores da região e simpatizantes do Centro resolveram criar o movimento para revitalizá-lo e exigir maior atenção do poder público.
O primeiro passo foi fazer um movimento realmente popular, com participação efetiva das pessoas, das mais simples até as mais ilustres.
Ali em frente da praça Júlio Mesquita, a praça do Aeromóvel, surgiu o Movimento VIVA Gasômetro.
Por feliz coincidência a poucos metros dali, na confluência das ruas Riachuelo e General Salustiano, havia surgido espontâneamente em junho de 2006, um movimento cultural que objetivava resgatar o samba tradicional: o Movimento Cultural Central do Samba.
O Central do Samba é formado por universitários, médicos, advogados, publicitários, além de músicos profissionais. E ainda desenvolve projetos sociais junto a bairros carentes da cidade.
Suas apresentações são aos domingos, das 17 às 21 horas. E é na rua mesmo! Basta chegar lá para curtir a excelente música apresentada.
Neste domingo o secretário municipal de Cultura, Sérgius Gonzaga, apareceu por lá para ver de perto o que está acontecendo no entorno do Gasômetro.
Segundo suas próprias palavras, "saiu entusiasmado" com tudo o que viu.

O Movimento Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho, também está entusiasmado com essa nova parceria que está disposta a lutar pelo resgate da melhor qualidade de vida de nossa cidade.

09 abril 2007

Aquecimento será devastador para Terra, indica relatório

Uma conferência internacional sobre o aquecimento global aprovou hoje um relatório final advertindo que haverá devastadoras conseqüências para a Terra e para a humanidade - do aumento da fome à extinção de espécies - caso o mundo não aja imediatamente para conter a emissão de gases causadores do efeito estufa.
Entre os desastres mais notáveis está o fim da floresta Amazônica e, em seu lugar, o surgimento de uma savana. Isso ocorreria devido a uma alteração nos regimes de chuva, que passariam a cair em menor volume e, com isso, devastariam entre 30% a 60% da floresta até o ano de 2080.
Os 400 cientistas e representantes governamentais examinaram por uma semana 29 mil dados coletados por cinco anos em todo o planeta e concluíram que cerca de 30% das espécies vegetais e animais correm o risco de desaparecer se a temperatura mundial tiver uma alta superior a 2ºC em relação à média das décadas de 1980 e 1990. Áreas que hoje sofrem escassez de chuva se tornarão ainda mais secas, aumentando o risco de fome e da disseminação de doenças. O mundo enfrentará ameaças crescentes de enchentes, tempestades e erosão das regiões costeiras. "Esse é um vislumbre de um futuro apocalíptico", estimou o grupo ambientalista Greenpeace sobre o estudo. O relatório de 21 páginas pretende ser um guia para políticas de governo. Ele é um sumário das 1.500 páginas de evidências científicas da mudança climática e do impacto que ela terá sobre as pessoas e os ecossistemas mais vulneráveis da Terra.
Leia a notícia completa

06 abril 2007

ONU teme conflitos mundiais por causa do Aquecimento Global

Temen conflictos mundiales por el clima

Para la ONU, el calentamiento global puede provocar guerras, modificar fronteras y desencadenar migraciones masivas

NUEVA YORK.- El calentamiento global se ha convertido en un problema tan grave que por primera vez en su historia el Consejo de Seguridad de la ONU se dispone a enfrentarlo como una amenaza urgente a la paz y la seguridad internacionales, ante el riesgo de que provoque nuevas guerras, altere fronteras, interrumpa suministros de energía y dispare migraciones masivas.

"Las causas tradicionales de conflicto que existen hoy son proclives a ser exacerbadas por los efectos del cambio climático", afirmó el embajador de Gran Bretaña en la ONU, Emyr Jones Parry, quien en su calidad de presidente por este mes del Consejo de Seguridad anunció una reunión especial sobre el tema para el próximo 17. "Literalmente, es uno de los grandes desafíos del mundo para este siglo", agregó.

Según explicó el diplomático, el calentamiento de la atmósfera afecta ya los suministros de agua del planeta y en poco tiempo más comenzará a modificar los patrones de hambruna y disponibilidad de alimentos, lo que creará potenciales fuentes de inestabilidad. Además, el aumento del nivel de los océanos llevará a que las numerosas poblaciones tengan que ser redistribuidas en varios países, e incluso amenazará la existencia de países enteros.

Tres de los cinco miembros permanentes del Consejo -Estados Unidos, Rusia y China- están a la cabeza de los países que más contaminan el planeta con sus emisiones de dióxido de carbono y otros gases que acentúan el efecto invernadero.

...

Según el documento, el calentamiento global causado por los humanos desde 1950 ha definitivamente contribuido a los recientes cambios en los ecosistemas, los patrones climáticos, el derretimiento de hielos y el aumento del nivel de los océanos (ver aparte). Estas transformaciones, asegura el informe, tendrán consecuencias duraderas en los asuntos humanos y en la red vital del planeta.

"Cabe esperar mayor cantidad de muertes, enfermedades y daños como consecuencia de olas de calor, inundaciones, tormentas, incendios forestales y sequías", es el negro presagio del borrador.

Sin embargo, no todos sus pronósticos son negativos: el aumento de dióxido de carbono en la atmósfera ha llevado a que el planeta sea hoy más verde, cubierto por más vegetación que en tiempos pasados. Además, el informe confía en que en el futuro haya menos muertes provocadas por el frío.


Por Alberto Armendáriz
Leia na íntegra aqui: LA NACION

04 abril 2007

Algumas sugestões ao Plano Diretor

  • Se Porto Alegre é tida como a cidade mais arborizada do Brasil, é obrigação da prefeitura manter e estimular essa situação.
  • Exigimos maior fiscalização e maior competência na verificação de doenças nas árvores e prevenção de acidentes quando os galhos apodrecidos despencam em vias públicas! Especialmente em dias de temporal.
  • Exigimos igualmente colocação IMEDIATA de lixeiras nos logradouros do bairro.
  • Exigimos que se faça uma campanha permanente de esclarecimento sobre o lixo reciclável.
  • É URGENTE a criação, estimulada pelo poder público, de uma usina de reciclagem de lâmpadas fluorescentes, cujo consumo aumenta a cada dia e se sabe que não há destino previsto para elas, quando da reciclagem. Estão colocando as lâmpadas queimadas em aterros sanitários, contaminando com mercúrio o nosso solo !!!
  • É fundamental estimular igualmente a reciclagem de pilhas e baterias, mas não há nenhuma empresa especializada nisso, aqui em Porto Alegre. O Banco Real (excelente iniciativa) colocou postos de coletas em algumas de suas agências, mas está enviando as pilhas para São Paulo (!?)
  • É URGENTE a exigência de construção de centros de tratamento de esgoto bem como a exigência que os grandes condomínios tratem seu próprio esgoto, com reaproveitamento da água para regar plantas, gramados, jardins, lavar veículos e dar uso para a água reciclada para a DESCARGA de banheiros!

Essas são algumas de nossas sugestões.

Quanto à altura dos prédios?
(Isso tem centralizado a discussão, especialmente de parte dos poderosos empresários da construção...)

Eles que construam o mais elevado possível e pulem do último andar quando estiverem com medo da violência que não querem enfrentar...