Se Porto Alegre é tida como a cidade mais arborizada do Brasil, é obrigação  da prefeitura manter e estimular essa  situação.
Por isso é necessário maior fiscalização e maior competência na verificação  de doenças nas árvores e prevenção de acidentes quando os galhos  apodrecidos despencam em vias públicas! Especialmente em dias de  temporal.
• Precisamos da colocação IMEDIATA de lixeiras nos  logradouros dos bairros da cidade.
• Façam uma campanha permanente de esclarecimento sobre o  lixo reciclável. É impressionante a ignorância das pessoas  sobre o que pode e deve ser separado para a reciclagem. Nós, do  Movimento Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho, fazemos cópias xerox do material  feito por nós (anexo) mas nosso alcance é limitadíssimo. É necessário esclarecer  a importância social e ambiental da reciclagem.
• Precisamos acabar com a "farra" da sacola plástica de supermercados! 
Estimulem as empresas a usarem sacolas de papel, ou que as pessoas levem  sua sacola para fazer compras. Obriguem o comércio a cobrar  separadamente as sacolas fornecidas como maneira de inibir um  pouco o uso delas pelos consumidores que posteriormente as usam para colocar seu  lixo.
Na primeira chuva, nessa cidade impermeabilizada pelo asfalto, essas  sacolas entopem os bueiros e causam alagamentos...
A prefeitura tem que fazer uma campanha de esclarecimento público para  isso. Esse tipo de campanha, com certeza teria o apoio dos meios de  comunicação.
• Não seria possível adaptar a experiência japonesa de recolher o  óleo usado nas residências, para uma cooperativa (?) que faz  sabão artesanal? Não podemos continuar colocando óleo usado no  esgoto!
• É URGENTE a criação, estimulada pelo poder público, de uma usina de  reciclagem de lâmpadas fluorescentes, cujo consumo aumenta a  cada dia e se sabe que não há destino previsto para elas, quando da reciclagem.  Estão colocando as lâmpadas queimadas em aterros sanitários, contaminando com  mercúrio o nosso solo !!! Cada lâmpada  longa (chamada comercial) tem 10mg de mercúrio em forma de  vapor. Quantos quilos anuais  contaminam nosso ambiente? São Paulo conta com  sete empresas específicas para isso, conforme li em uma revista. Não podemos ter  ao menos UMA?
• É fundamental estimular igualmente, a reciclagem de pilhas e  baterias, mas não há nenhuma empresa especializada nisso, aqui em Porto  Alegre. O Banco Real (excelente  iniciativa) colocou postos de coletas em algumas de suas agências, mas está  enviando as pilhas para São Paulo (!?)
• É URGENTE a exigência de construção de centros de tratamento de esgoto bem  como a exigência que os grandes condomínios tratem seu próprio esgoto, com  reaproveitamento da água para regar plantas, gramados, jardins, lavar veículos e  dar uso para a água reciclada para a DESCARGA de banheiros!
• Por favor, ouçam e debatam mais com a população a respeito destes problemas  que são comuns a todos nós. 
Muitas vezes poderão ter alguma solução (ou início de solução) de  problemas, vindas de pessoas simples e das quais pouco se espera...
Essas são apenas algumas sugestões que visam contribuir para a preservação  de nosso ambiente.
Sabemos que são coisas simples e nada é novidade. Mas são questões que não  podem ser esquecidas e devem ser continuamente destacadas.
Mesmo que não se enquadrem no espírito da Revisão do Plano Diretor,  pretendemos apresentar essas reivindicações na reunião própria para isso.
Que o poder público faça sua parte e que a comunidade participe das  soluções!
