19 julho 2013

AGAPAN tem novo presidente

Alfredo Gui Ferreira, o novo presidente da mais antiga entidade ambientalista
da América Latina, recebe uma camiseta da ex-presidenta Sandra Ribeiro.
Sócio número 1 é novo presidente da AGAPAN
O botânico e ex-professor da Ufrgs, Alfredo Gui Ferreira é o novo presidente da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan) para a gestão 2013/2015. A eleição e a transmissão de cargos aconteceram em assembleia na noite de segunda-feira (15/7), e reuniu a diretoria anterior, encabeçada por Sandra Ribeiro, e conselheiros. Também foram eleitos Eduardo Finardi para vice-presidente, Heverton Lacerda para secretário geral, Vanessa Melgare para 1ª tesoureira e Ymara Menna Barreto, 2ª tesoureira.
Alfredo é sócio fundador da entidade e sua ficha de associado é a número 1, antes mesmo de José Lutzenberger, que na época, em 1971, foi o quarto associado.

Novo presidente da AGAPAN pediu apoio de todos para esclarecer
a população sobre a importância da causa ecológica.
Alfredo Gui Ferreira possui graduação em História Natural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1964), mestrado em Botânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1973) e doutorado em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade de São Paulo (1977). Pós-doutorado no William Paterson College, USA. Professor titular aposentado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professor colaborador (voluntario) da Universidade de Brasília e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Fisiologia vegetal e Ecofisiologia Vegetal, tendo atuado nos seguintes temas: germinação, alelopatia, cultura in vitro, cultura de tecidos. Hoje dedica-se a assessorias diversas (revistas, livros, projetos) e palestras. É editor da área de Fisiologia Vegetal da Acta Botanica Brasilica.

Sandra leu relatório de atividades da última gestão
A unânime aceitação da chapa para nova diretoria da Agapan aconteceu após aprovação dos relatórios de atividades e financeiro, apresentado pela diretoria anterior. A então presidenta Sandra relatou as atividades dos últimos dois anos, destacando, neste ano, a Operação Concutare, com a prisão dos ex-secretários estadual e municipal de Meio Ambiente, Carlos Fernando Niedersberg e Luiz Fernando Záchia, entre outros indiciados, e a invasão da brigada militar ao acampamento Ocupa Árvores, na madrugada do dia 29 de maio, “fatos dramáticos da história ambiental”, diz Sandra.


Em sua gestão, Ferreira tem como objetivos melhorar ainda mais a estrutura da Sede da Agapan e atrair mais sócios, através de campanhas e ações. “Vamos manter o atendimento às demandas ambientais e, agregando novas estratégias, ampliar e qualificar ainda mais nossa atuação”, antecipou o novo presidente, que é doutor em ecofisiologia, ciência que estuda o funcionamento e as relações entre as plantas. 

Flávio Lewgoy (à esquerda), membro do Conselho Superior da entidade.
Francisco Milanez, presidente até maio deste ano,
também participou da assembleia.
Com Assessoria de Imprensa da Agapan – Jornalista Adriane Bertoglio Rodrigues

16 julho 2013

AGAPAN anuncia seu DESLIGAMENTO do Consema/RS

Celso Marques, ex-presidente e integrante do Conselho Superior da Agapan,
em manifestação na Câmara Municipal de Porto Alegre no dia 11 de julho de 2013.
Foto: Cesar Cardia
Entidade alega que o Conselho Estadual do Meio Ambiente não representa os supremos interesses da população na busca de uma verdadeira sustentabilidade ecológica.

A composição ambiental minoritária e a constatação de que o Conselho Estadual de Meio Ambiente “não representa os supremos interesses da população na busca de uma verdadeira sustentabilidade ecológica” são alguns dos motivos que levaram a Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan) a se desligar do Consema, após quase 20 anos de participação ativa da entidade.
Em documento encaminhado à Apedema na quarta-feira (10/7), os representantes da Agapan, que integram Câmaras Técnicas de Controle e Qualidade Ambiental e de Biodiversidade e Política Floresta, Edi Xavier Fonseca e Sandra Ribeiro, e Flávio Lewgoy e Alfredo Gui Ferreira, expressam os motivos do afastamento.

“Estamos cumprindo o nosso dever de comunicar ao coletivo ambientalista a decisão de abrirmos mão da representação para a qual fomos investidos pela Apedema”, diz a conselheira Edi, ao observar que “a composição minoritária que temos nos coloca em uma condição de incompatibilidade, gerada pelos conflitos de interesses inconciliáveis, que inviabilizam as finalidades institucionais do próprio Consema”.

Assessoria de Imprensa da Agapan / Jornalista Adriane Bertoglio Rodrigues