26 junho 2010

José Saramago em Porto Alegre



Questão de humanidade
Por Fundação José Saramago

Aceitemos então que estamos sozinhos e, a partir daí, façamos a nova descoberta de que estamos acompanhados – uns pelos outros. Quando pusermos os olhos no céu estrelado, com a furiosa vontade de lá chegar, mesmo que seja para encontrar o que não é para nós, mesmo que tenhamos de resignar-nos à humilde certeza de que, em muitos casos, uma vida não bastará para fazer a viagem – quando pusermos os olhos no céu, repito, não esqueçamos que os pés assentam na terra e que é sobre esta terra que o destino do homem (esse nó misterioso que queremos desatar) tem de cumprir-se. Por uma simples questão de humanidade.

Texto de Outros Cadernos de Saramago

In Deste Mundo e do Outro, Ed. Caminho, 3.ª ed., pp. 216-217

23 junho 2010

Dunga, um cidadão de caráter! - "Dia Sem Globo" -

Sexta SEM Globo.

No dia 25, sexta-feira, não assista o jogo Brasil x Portugal pela Rede Globo.

Vale a pena ler este texto:

Dunga – mesmo se perder de goleada já é um vencedor!!!

O Jornal O Globo em sua primeira página da edição de hoje, quarta feira 16 de junho de 2010, desce a lenha na seleção e principalmente no seu treinador.
Qual a razão dessa súbita mudança de comportamento ?
Vamos aos fatos :
Segunda feira, véspera do jogo de estréia da seleção brasileira contra a Coréia do Norte,
por volta de 11 horas da manhã, hora local na África do Sul.
Eis que de repente, aportam na entrada da concentração do Brasil, dona Fátima Bernardes, toda-poderosa Primeira Dama do jornalismo televisivo, acompanhada do repórter Tino Marcos e mais uma equipe completa de filmagem, iluminação etc.
Indagada pelo chefe de segurança do que se tratava, a dominadora esposa do chefão William Bonner sentenciou :
“ Estamos aqui para fazer uma REPORTAGEM EXCLUSIVA para a TV Globo, com o treinador e alguns jogadores…”
Comunicado do fato, o técnico Dunga, PESSOALMENTE dirigiu-se ao portão e após ouvir da sra. Fátima o mesmo blá-blá-blá, foi incisivo, curto e grosso, como convém a uma pessoa da sua formação.
“ Me desculpe, minha senhora, mas aqui não tem essa de “REPORTAGEM EXCLUSIVA” para a rede Globo. Ou a gente fala pra todas as emissoras de TV ou não fala pra nenhuma…”
Brilhante !!! Pela vez primeira em mais de 40 anos, um brasileiro peitava publicamente a Vênus Platinada !!!
...
O restante do texto está aqui:
Apoiamos o Dunga! - http://poavive.wordpress.com/2010/06/23/apoiamos-o-dunga/

22 junho 2010

Mais uma VITÓRIA dos Movimentos!

Governo retira projeto de venda do terreno no Morro Santa Teresa
Correio do Povo:
Desgaste político e falta de apoio da base desencorajaram Executivo
O Palácio Piratini desistiu de vender o terreno da Fundação de Atendimento Sócio Educativo (Fase), na avenida Padre Cacique, zona Sul de Porto Alegre. O desgaste político pré-eleitoral e a falta de apoio da unanimidade da base parlamentar na Assembleia Legislativa desencorajaram o Executivo gaúcho.

A venda do terreno, que, nos últimos meses, é alvo de protesto de 2 mil famílias no Morro Santa Teresa, iria ser feita com base em licitação. O Estado pretendia usar o valor da venda dos 74 hectares para a reestruturação da Fase, através da descentralização das unidades de recuperação de adolescentes infratores.

"Teremos um café da manhã com os deputados, nesta quarta-feira, onde apresentaremos a decisão de liberar a base aliada", disse Bercílio Silva, chefe da Casa Civil.

Fonte: Jimmy Azevedo/Rádio Guaíba

Zero Hora:
MUDANÇA DE RUMO
Desgaste faz Yeda retirar o projeto da nova Fase
Devido a rejeição, governo desiste da proposta que entraria em votação

O presidente da Assembleia Legislativa, Giovani Cherini (PDT), afirmou ontem que o governo do Estado vai retirar da Casa o polêmico projeto que prevê a transferência de uma área de 73 hectares da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) à iniciativa privada. Cherini relatou ter recebido ontem um telefonema da governadora Yeda Crusius, no qual ela anunciou que a retirada do projeto ocorrerá hoje. O chefe da Casa Civil, Bercílio Silva, confirmou a ZH a intenção.

Depois de vários adiamentos, a proposta finalmente deveria ser votada entre hoje ou amanhã, por estar trancando a pauta.

– A governadora disse que vai retirar o projeto porque ele já gerou muito desgaste e porque a pressão está muito grande – afirmou Cherini.

Conforme o presidente da Assembleia, Yeda afirmou que já tem outra solução para reestruturar a Fase – mas não teria adiantado em que consiste o modelo alternativo. O plano em que o Piratini vinha apostando como forma de qualificar a instituição era abrir uma concorrência pública por meio da qual o terreno da Fase na Avenida Padre Cacique, em Porto Alegre, seria permutado com uma empresa responsável por construir nove unidades descentralizadas.

Os infratores que estão no complexo da fundação seriam então transferidos para essas novas unidades, mais qualificadas para o atendimento. Para levar essa proposta adiante, o Piratini dependia de autorização da Assembleia para se desfazer do imóvel.

Desde abril, o projeto tornou-se o centro de uma polêmica e motivou protestos. A votação foi adiada sucessivas vezes na Comissão de Constituição e Justiça e no plenário da Assembleia, em decorrência de pedidos de vistas e de faltas de quórum – algumas delas ocorridas com a colaboração de parlamentares aliados ao governo.

Na quarta-feira da semana passada, a apreciação do projeto chegou a ser iniciada, mas a sessão foi suspensa em decorrência da morte do ex-deputado Bernardo de Souza.

A desconfiança que o projeto gerou não era em relação à ideia de reestruturar a Fase, uma iniciativa considerada necessária mesmo pela adversários do governo. As críticas envolviam questões referentes à alienação do terreno, incluindo a falta de informações sobre seu valor, o destino de famílias hoje residentes no local e a situação de áreas de preservação ambiental abrangidas pelo imóvel.

Mais uma Vitória da cidadania gaúcha!

18 junho 2010

Faleceu José Saramago

Desencanto
Por José Saramago
Todos os dias desaparecem espécies animais e vegetais, idiomas, ofícios. Os ricos são cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres. Cada dia há uma minoria que sabe mais e uma minoria que sabe menos. A ignorância expande-se de forma aterradora. Temos um gravíssimo problema na redistribuição da riqueza. A exploração chegou a requintes diabólicos. As multinacionais dominam o mundo. Não sei se são as sombras ou as imagens que nos ocultam a realidade. Podemos discutir sobre o tema infinitamente, o certo é que perdemos capacidade crítica para analisar o que se passa no mundo. Daí que pareça que estamos encerrados na caverna de Platão. Abandonamos a nossa responsabilidade de pensar, de actuar. Convertemo-nos em seres inertes sem a capacidade de indignação, de inconformismo e de protesto que nos caracterizou durante muitos anos. Estamos a chegar ao fim de uma civilização e não gosto da que se anuncia. O neo-liberalismo, em minha opinião, é um novo totalitarismo disfarçado de democracia, da qual não mantém mais que as aparências. O centro comercial é o símbolo desse novo mundo. Mas há outro pequeno mundo que desaparece, o das pequenas indústrias e do artesanato. Está claro que tudo tem de morrer, mas há gente que, enquanto vive, tem a construir a sua própria felicidade, e esses são eliminados. Perdem a batalha pela sobrevivência, não suportaram viver segundo as regras do sistema. Vão-se como vencidos, mas com a dignidade intacta, simplesmente dizendo que se retiram porque não querem este mundo.

Publicado noO Caderno de Saramago




José Saramago em Porto Alegre (5º Fórum Social Mundial - Federico Mayor Zaragoza, José Saramago, Ignacio Ramonet y Eduardo Galeano):

05 junho 2010

Dia do Meio Ambiente e da Gonçalo de Carvalho


No dia 5 de junho de 2006 foi assinado o decreto que declarou a Rua Gonçalo de Carvalho "Patrimônio Histórico, Cultural, Ecológico e Ambiental de Porto Alegre". 





Matéria do jornal de bairro "Floresta".
Em 5 de junho de 2007 foi descerrada a placa alusiva.
Haine Ficht, líder do Movimento, faleceu sem ver a vitória de sua rua.
O decreto de tombamento da Rua Gonçalo de Carvalho como Patrimônio Cultural,
Histórico e Ecológico de Porto Alegre.