31 maio 2010

O Guaíba e a semana do Meio Ambiente



No dia 5 de abril de 2008 ocorreu uma saída no barco Cisne Branco para verificar a poluição no estuário do Guaíba.

Participaram o Fórum de Entidades para o acompanhamento da Revisão do Plano Diretor na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, vereadores, imprensa e convidados.

A poluição é muito grande e ainda estamos perplexos com o que vimos.

A discussão prioritária não deve ser a que estamos ouvindo atualmente, se o Guaíba é rio, estuário ou lago. A prioridade deve ser salvar o Guaíba dessa morte lenta! Por sinal, não tão lenta assim...

Devemos cobrar ações rápidas e firmes de nossas autoridades e fazer a nossa parte, como cidadãos.
A irresponsabilidade foi longe demais!

Leia o texto de 7 de abril de 2008:
SOS Guaíba II

24 maio 2010

Rede pela sustentabilidade nas cidades

Rede pela sustentabilidade nas cidades reúne ativistas sociais e ambientais
Atividades de mobilização iniciam em 1º de junho, na Casa dos Bancários, em Porto Alegre.
Mostra de vídeos, exposições, debates. Essas e outras atividades estão previstas para acontecer em Porto Alegre a partir do dia 1º de junho, antecedendo a Semana do Meio Ambiente. Os eventos devem ser realizados durante o ano, através da série de encontros socioambientais e Ciclo de Cinema Socioambiental, organizado por trabalhadores e organizações sindicais, além de ativistas sociais e ambientais. "Pretendemos formar uma rede permanente de mobilização pela sustentabilidade, discutindo o futuro que queremos para nossas cidades", revela Paulo Mendes Filho, diretor do Semapi e secretário de Meio Ambiente da CUT/RS.
A largada da mobilização é no dia 1º, terça-feira, às 14h, na Casa dos Bancários, com debates sobre "Para onde está indo a nossa cidade?" e "A privatização do patrimônio público e a venda do Morro Santa Tereza". Em seguida inicia a Mostra de Cinema Terra em Transe, com a projeção do filme Lutzenberger – For Ever Gaia, de Frank Coe e Otto Guerra (Brasil/2007/52 minutos), com a presença do diretor Coe e do diretor de arte, Alexandre Freitas.

"Para onde está indo a nossa cidade?" é o tema da primeira mesa redonda e reunirá o ambientalista Denis Beauchamp, autor do livro "A casa limpa da faxineira ecológica", e Felipe Viana, do Projeto Cinturão Verde, da Zona Rural de Porto Alegre e do Instituto Econsciência. Após o debate, será lançada a campanha "Para onde está indo a nossa cidade", com apresentação da Interlig Propaganda.

A segunda mesa redonda é sobre "A privatização do patrimônio público e a venda do Morro Santa Tereza", com a participação do advogado popular e educador Jacques Alfonsín, que integra a ONG Acesso Direitos Humanos, e o engenheiro Henrique Wittler, mestre em Hidrologia e obras hidráulicas.

CAMPANHAS E PROJETOS
Ainda para o dia 1º, acontece o lançamento da campanha "O Morro é Nosso", com apresentação da agência Engenho Comunicação & Arte, a apresentação do projeto Museu das Águas, pela artista plástica Zorávia Bettiol, e às 18h haverá um coquetel de lançamento da Mostra de Cinema Terra em Transe, com projeção do filme Lutzenberger – For Ever Gaia, seguido de debate com os diretores Frank Coe e Alexandre Freitas.
Entre os dias 1º e 13 de junho, no Cine Bancários e com entrada gratuita, acontece o ciclo de cinema socioambiental "Para onde está indo o nosso Planeta?", com a Mostra Terra em Transe. As sessões acontecem às 15h, 17h e 19h.

Está prevista a exibição dos seguintes filmes:
· Uma Verdade Inconveniente, de Davis Guggenheim (EUA/2006 /100 minutos)
· Koyaanisqatsi, de Godfrey Reggio (EUA/1982/ 87 minutos)
· Powaqqatsi, de Godfrey Reggio (EUA/1988 /100 minutos)
· Naqoyqatsi, de Godfrey Reggio (EUA/2002/89 minutos)
· O Dia Depois do Amanhã, de Roland Emmerich (EUA/2004/124 minutos)
· Terra, de Alastair Fothergill e Mark Linfield (EUA/ 2007/96 minutos)
· O Hospedeiro, de Bong Joon-ho (Coréia do Sul/2006/119 minutos)
· Migração Alada, de Jacques Perrin, Jacques Cluzaud e Michael Debats
· Fim dos Tempos, de M. Night Shyamalan (2008/ EUA/ 2008/91 minutos)
· Os Pássaros, de Alfred Hitchcock (EUA/1963/ 119 minutos)
· A Última Hora, de Nadia Conners e Leila Conners Petersen (EUA/ 2007/95 minutos)
· À Margem do Lixo, de Evaldo Mocarzel (Brasil/2009/84 minutos)
· Lutzenberger – For Ever Gaia, de Frank Coe e Otto Guerra (Brasil/2007/52 minutos)
· Terceiro Milênio, de Jorge Bodanzky (Brasil/1981/90 minutos)
· Amazonas, Amazonas, de Glauber Rocha (Brasil/1966/15 minutos)


Trecho de Lutzenberger – For Ever Gaia, de Frank Coe e Otto Guerra

Também farão parte da iniciativa encontros, seminário, curso de formação e sensibilização, intervenções, cinema, fotografia, teatro, música e campanhas de mobilização pela vida na cidade.

A Casa dos Bancários fica na rua General Câmara, 424, em Porto Alegre.

18 maio 2010

Derrubam mais uma árvore na Rua Pelotas

Cartum de Jô - Blog Prancheta da GRAFAR


Mensagem recebida do Eduardo Conceição:


Amigos:
Cerca de oito meses depois do último ataque, a SMAM voltou hoje e derrubou o NONO jacarandá da Rua Pelotas. Sim, já são 9 nos últimos 3 anos.
Árvores com cerca de 80 anos são simplesmente derrubadas, eliminadas, sem qualquer chance de tratamento ou poda, pondo um lento e doloroso fim nesta rua que já foi tão bonita e agora agoniza em silêncio...
O argumento é sempre o mesmo: as árvores estão velhas e ameaçam cair...
Mas árvore velha não se elimina. Se cuida. Se trata. Se salva!!! Para isto temos administradores públicos, temos técnicos, temos engenheiros. Cortar uma árvore qualquer idiota corta. Cuidar, tratar, SALVAR é para poucos, é para técnicos, é para especialistas, é para os bons.
Protesto, grito!, mas parece que estou sozinho. O Correio do Povo (pasmem!) até publicou uma matéria antecipando e apoiando o corte de hoje.
E agora? O que mais podemos fazer???


Eduardo Conceição
Morador, nascido na Rua Pelotas - bairro Floresta, Porto Alegre.



Veja mais sobre as árvores da rua Pelotas aqui:
Rua Pelotas cada vez menos verde

08 maio 2010

Mais tempestades e mais raios


Estudos do Instituto de Pesquisas Espaciais relacionam o aumento da formação de raios à elevação da temperatura da Terra.
Vídeo da AFPBR: Recordista de Raios
Ser atingido por um raio, um problema aparentemente distante, pode estar cada vez mais provável. Nos últimos dez anos, 1.321 pessoas morreram no Brasil, por causa do fenômeno. No mundo são 25 mil mortes por ano. Estudos do Instituto de Pesquisas Espaciais relacionam o aumento da formação de raios à elevação da temperatura da Terra.