31 julho 2008

Audiência Pública - 6 de agosto

No próximo dia 6 de agosto ocorrerá uma Audiência Pública para debater o Projeto Pontal do Estaleiro. Será na Câmara de Vereadores de Porto Alegre às 19h.

Como diz a Sandra Jussara, da AGAPAN, no email que enviou:

A aprovação deste projeto, assim como está posto, dará início a privatização do orla do Lago Guaíba!
VAMOS DEIXAR QUE ISTO ACONTEÇA?
Nossa participação é de suma importância neste evento!
Um fraterno e comunitário abraço,
Sandra.
Anote:
Dia 6 de agosto, quarta-feira, 19h.
Local: Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal (Av. Loureiro da Silva, nº 255, 2º andar).

Leia aqui, as discordâncias de entidades ambientalistas e de moradores a respeito do projeto:
Arquiteto lamenta proposta para o Pontal do Estaleiro

Atualizado em 6 de agosto:
Leia mais sobre esses assuntos aqui:

25 julho 2008

Debate em praça pública

Matéria do jornal :

O parque Farroupilha virou Ágora* grega no sábado, 19 de julho. Um grupo de 22 pessoas se reuniu para debater os rumos da política brasileira e fazer um gesto de repúdio à atuação do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal de Justiça, que permitiu a soltura do banqueiro Daniel Dantas, investigado pela Polícia Federal por formação de quadrilha e desvio de dinheiro público.
A pequena adesão ao movimento não assustou os integrantes. “Prefiro ser parte dessa minoria, a da maioria que assiste calada”, pontua Cesar Cardia, integrante do movimento Amigos da Gonçalo de Carvalho.
Lideranças comunitárias dos bairros Moinhos de Vento e Independência também estiveram no local e prometem dar continuidade ao movimento. Um abaixo assinado virtual, (http://www.petitiononline.com/w267x65/petition.html), lançado junto com a idéia dos protestos nos finais de semana já conta com quase 12 mil participantes.

Em frente ao Monumento Expedicionário, grupo pediu “Fora Gilmar Mendes”.
(Texto e foto: Naira Hofmeister/)


* Ágora era a praça principal na constituição da pólis, a cidade grega da Antigüidade clássica.
Normalmente era um espaço livre de edificações, configurada pela presença de mercados e feiras livres em seus limites, assim como por edifícios de caráter público. Enquanto elemento de constituição do
espaço urbano, a ágora manifesta-se como a expressão máxima da esfera pública na urbanística grega, sendo o espaço público por excelência. É nela que o cidadão grego convive com o outro, onde ocorrem as discussões políticas e os tribunais populares: é, portanto, o espaço da cidadania. Por este motivo, a ágora (juntamente da pnyx, o espaço de realização das assembléias) era considerada um símbolo da democracia direta, e, em especial, da democracia ateniense, na qual todos os cidadãos tinham igual voz e direito a voto. A de Atenas, por este motivo, também é a mais conhecida de todas as ágoras nas polis da antiguidade.
Fonte:Wikipédia

Mais fotos do debate aqui: FORA MENDES 19/07/2008
Blogged with the Flock Browser

22 julho 2008

Rua Pelotas

Texto do Blog "Cão Uivador":

A rua onde eu cresci

A Rua Pelotas, no Bairro Floresta, na qual morei até pouco antes de completar 11 anos, foi incluída em um projeto que prevê o tombamento como patrimônio ambiental de diversos túneis verdes de Porto Alegre. Ela inicia-se antes da Avenida Farrapos, e estende-se até a Cristóvão Colombo. Entre a Farrapos e a Cristóvão encontra-se o seu túnel verde, formado por jacarandás que durante a primavera florescem e fazem a rua ter também um “tapete” formado pelas flores que caem das árvores.
Não foi por acaso que meu pai escolheu a casa de número 430 (andar térreo) da Rua Pelotas para morarmos, pouco antes de eu nascer. Meu nascimento era previsto para acontecer no fim de outubro ou no começo de novembro de 1981, mas o quadro de pressão alta da minha mãe, que estava internada no Hospital Presidente Vargas desde 30 de setembro, fez com que os médicos decidissem fazer a cesariana na noite de 15 de outubro. Quando a minha mãe foi internada, ela e o meu pai ainda moravam na Azenha, junto com a minha avó (mãe do meu pai). Neste meio tempo, foi feita a mudança para a Rua Pelotas, em plena primavera - ou seja, em sua época mais bela.

Parece “coisa de velho”, mas… Bons tempos aqueles. As crianças brincavam na rua. Apostávamos corridas de bicicleta - eu disputava a hegemonia com o Leonardo, enquanto o Vinicius (meu irmão) e o Diego, os mais novos da turma, brigavam para não ficar em último. Também fingíamos que as calçadas eram as ruas de uma cidade inventada: o Leonardo e eu éramos os patrulheiros, e o Vini e o Diego, para variar, se davam mal.

Coisas da imaginação de criança: com nossas bicicletas, brincávamos também de aeroporto, precisávamos pedir permissão para pousos e decolagens de nossos “aviões”. E sem “caos aéreo”!

Também jogamos muito futebol, quando transformávamos as calçadas em “estádios” lotados. O único problema é que passavam carros e caminhões da Brahma na rua, então tínhamos uma
regra: proibido “bicar”. Só que de vez em quando alguém “bicava” a bola, e passava um carro por cima. Aliás, o maior mistério da rua é: o que aconteceu com aquela bola nova do Diego? Ela foi pro meio da rua, veio um carro… BUM! Ela estourou e desapareceu!

Hoje em dia, as tardes da Rua Pelotas são mais “calmas”. E mais gradeadas. É a paranóia da segurança, que faz as crianças brincarem dentro de casa. Naquela época já havia assaltos, mas não esse medo irracional dos dias de hoje, que fez as pessoas abandonarem as ruas: isso sim é que aumenta a insegurança.

Porém, sempre que passo por baixo dos jacarandás ou pela esquina da Cristóvão Colombo com a Pelotas, tenho a impressão de ouvir uma voz de criança gritando: “não vale dar bico!”.

Link: http://caouivador.wordpress.com/2008/07/07/a-rua-onde-eu-cresci/

Blogged with the Flock Browser

17 julho 2008

Bate boca no STF

Ministro Joaquim Barbosa, acusa Gilmar Mendes de praticar o “jeitinho brasileiro”...

Lembrando 2005

Reunião dos defensores da Rua Gonçalo de Carvalho com representantes do governo municipal e Ministério Público, no colégio Bom Conselho. Novembro de 2005.
Haeni Ficht (de camiseta branca) e Marcelo Ruas contestam o prazo do edital da Audiência Pública, exigida por lei, feito pela Prefeitura Municipal para debater a obra na rua Gonçalo de Carvalho. Posteriormente (final de dezembro) foi feita outra Audiência, dessa vez com a participação dos defensores da rua.



Final da reunião dos defensores da Rua Gonçalo de Carvalho com representantes do governo municipal e Ministério Público. Ao final da reunião é executado o Hino Riograndense.

13 julho 2008

Sábado, dia 19, no Brique da Redenção

O Hélio Paz lança a idéia de uma ação para o próximo sábado, 19 de julho, no Brique da Redenção.
Trata-se uma legítima pressão política que o cidadão comum pode fazer para protestar, através de um ato público, contra o que estamos assistindo com relação ao episódio "Daniel Dantas".
Trata-se de um ato pacífico, independente de cores partidárias.
Apenas para demonstrar a insatisfação das pessoas comuns e o direito que elas tem de manifestarem sua inconformidade com o que está ocorrendo e com o tratamento que a mídia tradicional vem dando ao caso.

SÁBADO 19/07/2008, 10h, BRIQUE DA REDENÇÃO, POA

Do EDUARDO GUIMARÃES, presidente do MOVIMENTO DOS SEM-MÍDIA (MSM; reproduzido na íntegra também pelo LUIZ CARLOS AZENHA do VI O MUNDO):

A pressão política é o que o cidadão comum pode fazer para ajudar a que o processo de responsabilização de (Gilmar) Mendes e de investigação das relações da mídia com Daniel Dantas ganhem vigor e celeridade. Neste momento, portanto, o que cabe a todos nós que não nos conformamos com esse estupro das instituições praticado pela mídia, pelo PSDB e pelo banqueiro corrupto e seus asseclas é mostrar quantos neste pais estão revoltados com a soltura precipitada de Dantas e quadrilha.
____________________

PROCEDIMENTOS PARA O ATO EM PORTO ALEGRE:

1) PRECISAMOS DE UM BOM ADVOGADO VOLUNTÁRIO:

- Ninguém vai às ruas pra apanhar, bater ou xingar: a manifestação precisa ser ORDEIRA (gritos de guerra SEM PALAVRÕES), devidamente RESPALDADOS PELA LEI através de um protocolo a ser entregue no MINISTÉRIO PÚBLICO DO RS durante a semana, com fotos do advogado, do carimbo no documento e divulgação em todos os blogs possíveis. A idéia é explicar ao poder constituído o que e como iremos fazer. Se cumprirmos com o que nós mesmos escrevermos e a polícia vir pra cima, pode dar exoneração e punição pra eles;

2) SÁBADO DIA 19/07/2008 ÀS 10h DA MANHÃ, NA FEIRA DO BRIQUE DA REDENÇÃO. Concentração no MONUMENTO AO EXPEDICIONÁRIO;

3) NÃO FICAR NO MEIO DA RUA ATRAPALHANDO O TRÂNSITO:

- Este é um dos mais importantes motivos pelos quais a classe média não se alia aos movimentos sociais, pois atrapalhar o fluxo só consegue chamar a atenção de maneira antipática e repulsiva;

4) SEM BANDEIRAS, CARROS, CAMISETAS OU BONÉS DE PARTIDOS, SINDICATOS, CLUBES ou ONGs:

- Um movimento político ordeiro visa atrair adesões e denunciar uma verdade muito grave contra todo e qualquer cidadão brasileiro não é um movimento de uma única categoria ou grupo mas, sim, de todos os brasileiros. Conseqüentemente, mesmo em época de campanha e com o parque repleto de políticos e de barracas de partidos, NÃO FAZEMOS PARTE nem mesmo dos grupos em quem cada um de nós pretende votar. E NÃO VAMOS DEIXÁ-LOS tomar conta, para que ninguém diga depois que nós fomos orquestrados, certo?

6) UM MEGAFONE:

- precisamos de vozeirões com boa entonação revezando na leitura das sete páginas do MANIFESTO DO MSM. SEM CARRO DE SOM, pois ou vão cobrar aluguel, ou vão interromper o fluxo e algum abobado da enchente vai querer pôr músicas. Não é show;

7) UM COORDENADOR:

- Não sei se há um cargo de secretário, vice-presidente, diretor ou qualquer outra denominação no MSM aqui no RS. Infelizmente, estou muito ocupado com o mestrado até fevereiro de 2009 para poder assumir reuniões, fazer fichas de associação, arrecadar dinheiro para a confecção de banners e para a compra de um megafone. Por isso, não posso me candidatar. Mas sei que há vários comentadores gaúchos no blog do EDUARDO GUIMARÃES que já contribuem com o MSM com mais tempo disponível;

8) O movimento NÃO É, EM HIPÓTESE ALGUMA, “fora Yeda”, “ditadura da Brigada”, em solidariedade ao MST, ao câncer, ao soropositivo, ao negro, à mulher ou ao PT: embora sejam causas nobilíssimas, não se chama atenção da sociedade positivamente sem ISENÇÃO PARTIDÁRIA nem FOCO EM UM ÚNICO OBJETIVO;

9) VAMOS IMPRIMIR CENTENAS DE PAPÉIZINHOS COM O ENDEREÇO DE NOSSOS BLOGS E DO PETITION ONLINE PELA EXONERAÇÃO DO “ministro” GILMAR MENDES e pela revelação de quem são os jornalistas patrocinados pelo DANIEL DANTAS;

10) FOTOS E VÍDEOS DE CÂMERAS DIGITAIS, CELULARES E CAMCORDERS de todos os ângulos são muito bem-vindas;

11) Quem for estudante secundarista ou universitário deve divulgar aos quatro ventos este post, a fim de atrair um grande contingente de massa crítica que não lê nossos blogs.

____________________

VAMOS FAZER HISTÓRIA COM O SEGUNDO MOVIMENTO DE RESISTÊNCIA PÓS-MODERNA DE PORTO ALEGRE (o primeiro foi este aqui)


Post original aqui:
http://heliopaz.wordpress.com/2008/07/13/sabado-dia-19-10h-no-brique/

06 julho 2008

A grande estupidez humana

O Flamboyant da Rua Luzitana

Ao mesmo tempo que cidadãos fazem todos os esforços para preservar árvores, em todos os lugares do planeta, a estupidez humana continua solta e atuante.
E não apenas aqui em Porto Alegre, onde fomos avisados por este e-mail:
É com pesar que informamos que HIGIENÓPOLIS chora a morte de seu Flamboyant, derrubado à pouco por aqueles que construiram uma entrada de garagem na frente do número 614 da Luzitana e que não cansaram de na calada da noite ou do dia, quando pais de familia e a maioria dos moradores descansam ou trabalham, em tentar derrubar e derrubaram aquela nossa linda árvore simbolo de muitas lutas que vocês apoiaram e que tantos problemas nos causaram e vão nos causar por este ato. A SMAM protocolo 1159/08 foi acionada e vai ver, lembrem a árvores estava protegida pela SMAM que ficou de protegê-la, vamos procurar o que isto quer dizer no Aurélio e outros dicionários do genêro. Na verdade estamos pensando em criar um novo movimento, mais pragmático e realista.

HIGIENÓPOLIS MORRE
Será que um dia teremos a nossa Porto Mais Alegre?


O Flamboyant foi notícia em nossos meios de comunicação e nos blogs dos Movimentos de Moradores por causa da tentativa de corte feita em 2007.
Vejam aqui:
Parece que a porta de uma garagem num prédio de apartamentos que foi construído estratégicamente em frente da árvore, tem mais valor que ela.
Claro que isso é de uma estupidez espantosa!
E essa estupidez não é apenas aqui. Está espalhada mundo afora.

Vejam o Blog do Movimento Apartidário da Cidade de Loulé, em Portugal...


E no Blog A Sombra Verde, também de Portugal:


No Blog Amics Arbres - Arbres Amics (em catalão):


Em plena época que as pessoas estão alarmadas pelo aquecimento do planeta, com tantas notícias disponíveis para cada um fazer a sua parte para reduzir a emissão de carbono, se cortam árvores.
E sempre tentam nos convencer que por algum "bom e justificável motivo". Via de regra, o motivo é o de sempre: ganância econômica.

Realmente, a estupidez humana é infinita.
E pior ainda, é a omissão da maioria de nossa população!