26 janeiro 2008

A inocente alegria das crianças

Vila Chocolatão, no centro de Porto Alegre, dia 22 de janeiro de 2008.


No meio de tanta sujeira, miséria e descaso de nossas autoridades, existe uma inocente alegria.


Até quando?


Clique aqui!Colocado no Blog, no dia 7 de maio de 2007:

Cerca de 700 pessoas de uma comunidade de catadores de lixo são vizinhos da Câmara Municipal de Porto Alegre, em terrenos ocupados irregularmente do Centro Administrativo Federal. A área denominada Vila Chocolatão é cercada de prédios públicos e está localizada em pleno centro da capital gaúcha. Nesse local, as famílias vivem sob condições de vida precária e insalubre. Além disso, o lugar é considerado uma das mais violentos da cidade. No aglomerado de casebres, os moradores convivem com lixo espalhado, assaltantes e traficantes de drogas.
Há muito tempo espera-se uma solução para essas pessoas que vivem da coleta de papel, no centro da cidade. A prefeitura pretende reassentar a vila em um terreno cedido pela união, no bairro Humaitá. Mas fica a pergunta: Eles não irão retornar? Se vivem da coleta no centro da cidade, como poderão, indo residir em local tão distante, continuar com seu trabalho?

Blogged with Flock

09 janeiro 2008

Haeni Ficht


O dia de hoje, 9 de janeiro, é um dia muito triste para todos os que participaram da defesa da Rua Gonçalo de Carvalho contra a obra que a ameaçava.

Em 9 de janeiro de 2006 morria o líder do Movimento e também fundador e presidente da AMABI - Associação dos Moradores e Amigos do Bairro Independência.

Haeni morreu sem ver a vitória do movimento iniciado por ele.
Mas a semente que plantou desenvolveu-se e deu bons frutos.
Cabe a nós que ainda estamos aqui, continuarmos a acreditar que temos o Direito e a Obrigação de defendermos o nosso meio ambiente e resistir a todos que insistem em negar a oportunidade do cidadão comum ser ouvido.

06 janeiro 2008

A Escadaria da Paz

A Escadaria da Rua João Manoel
Sábado, dia 5 de janeiro, o Movimento VIVA Gasômetro promoveu a Ação Cultural de limpeza, após a pintura executada pelos funcionários do DMLU, e energização com "ervas" e pétalas de rosas pela Ialorixá "Cenira do Xangô" com a participação do Iafra.
A escadaria da rua João Manoel apesar de histórica e estar situada próxima ao Palácio Piratini ainda é desconhecida por muitos dos moradores da cidade. Pelo fato de ter sido mal conservada e praticamente abandonada pelos poderes públicos, tornou-se local perigoso, depósito de lixo, ocupada por marginais.
O Movimento VIVA Gasômetro quer que com essas ações e com o atual apoio do DMLU, resgatar para a cidade e todos os seus cidadãos este belo patrimônio histórico e cultural da cidade.








01 janeiro 2008

Capture o Vento

Vi no Folha Verde (Multiply) da Mercedes Lorenzo e também entendi que é uma boa mensagem para o início de ano.