29 agosto 2007

Afinal, a cidade é para as pessoas ou para os carros das pessoas?


Cada vez mais se cobram obras, viadutos, elevadas para acomodar a enorme quantidade de veículos que transitam nas cidades. Em Porto Alegre, dizem que são 600 mil!
Onde isso vai parar?
A malha viária da cidade não tem limites?
A cidade existe para as pessoas que moram nela ou para os veículos das pessoas?


Vale a pena ler este texto no Cão Uivador:
http://caouivador.wordpress.com/2007/08/28/as-ruas-do-centro-dos-carros-ou-das-pessoas/

26 agosto 2007

Movimentos e Associações de Moradores entregam carta ao prefeito

Nesta sexta, 24 de agosto, uma comissão do Movimento Porto Alegre Vive, representando ONGs, Movimentos e Associações de Moradores de vários bairros de Porto Alegre, entregou carta ao prefeito Fogaça relacionada ao Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental.
O prefeito deve encaminhar um projeto de revisão do PDDUA para ser votado na Câmara de Vereadores.

Leia a carta aqui.


Adblock

23 agosto 2007

Resíduos Hi-tech: uma bomba-relógio ambiental


Daniela Vianna/Coletivo de Jornalistas Ambientais - 18/05/2007

No ano em que o mundo admitiu que o homem é o principal responsável pelas mudanças climáticas e discute soluções para frear o aquecimento global, o Brasil insiste em empurrar para baixo do tapete a realização de um debate amplo e aberto sobre a problemática que envolve os resíduos tecnológicos, chamados resíduos hi-tech. Entre eles estão pilhas e baterias, lâmpadas fluorescentes, telefones celulares e equipamentos eletroeletrônicos (computadores, televisões, rádios e impressoras etc.).
São toneladas de equipamentos que se tornam obsoletos em pouco tempo e cujo descarte adequado é desconhecido por grande parte da população brasileira. A maioria destes produtos possui em sua composição metais pesados, como chumbo, cádmio e mercúrio, entre outros. Se manuseados de maneira inadequada ou dispostos de forma irregular no solo oferecem riscos à saúde pública e ao meio ambiente, com perigo de contaminação do ar, do solo e das águas.

...

Milhares de brasileiros não fazem a menor idéia de que o descarte inadequado de equipamentos eletroeletrônicos e de baterias de celular pode causar graves danos à saúde e ao meio ambiente. Por outro lado, eles têm acesso cada vez mais facilitado a esses tipos de produtos. O Brasil fechou o mês de março com 102,1 milhões de linhas de telefonia móvel, segundo a Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações. O número de aparelhos é muito maior. Em cada data festiva, as operadoras de celular praticamente dão aparelhos novos e mais modernos em troca da assinatura de planos de ‘fidelização’ do cliente.

Só em celulares, o Brasil já é o quinto maior mercado do mundo, atrás da China, Estados Unidos, Rússia e Japão. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD, 2005), realizada pelo IBGE, indica que a televisão está presente em 91,4% dos lares brasileiros, seguida de geladeira (88%), rádio (88%) e máquina de lavar roupas (35,8%). Os computadores já chegam a 19% dos domicílios, segundo a Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica) e a meta das empresas do setor é vender 10 milhões de computadores pessoais no país em 2007 – foram 8,3 milhões comercializados em 2006.

Se esses equipamentos fossem bens de consumo realmente duráveis, como eram as geladeiras e os eletrodomésticos nas décadas de 1960 e 1970, tais números indicariam um crescimento positivo do poder de compra da população. A pesquisadora da Universidade Metodista de Piracicaba, Angela Cassia Rodrigues, alerta que, para atender à lógica de mercado, os produtos de fato custam menos, mas hoje duram pouco mais do que o prazo de validade e logo se tornarão obsoletos.

Ela estuda há cinco anos os aspectos políticos, sociais e ambientais dos Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos no âmbito internacional e nacional. Ângela chama a atenção para o fato de que a redução da vida útil dos produtos obriga o consumidor a descartá-los mais rápido e substituí-los por novos. O tempo médio de vida de um computador nos Estados Unidos, por exemplo, caiu de 4,5 anos (em 1992) para dois anos em 2006.

“Minha avó tinha uma geladeira Climax que durou mais de trinta anos. Hoje, por mais que você cuide, depois de poucos anos você já pensa em trocar, seja porque estragou ou porque tem outra melhor”, afirma a pesquisadora Wanda Risso Günther, especialista em resíduos sólidos e professora doutora da Faculdade de Saúde Pública da USP. “A nossa cultura é a do ter e estamos gerando cada vez mais resíduos tecnológicos. Essa lógica precisa ser revista”, defende.

Para a pesquisadora, as partes de equipamentos que contêm metais pesados devem ser consideradas resíduos Classe I – perigosos –, de acordo com a classificação da NBR 10004 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e precisam de cuidados especiais e o gerenciamento adequado da armazenagem à disposição final em aterros de resíduos especiais.

Leia o texto completo aqui.




06 agosto 2007

Mais uma: colocarão lixeiras nas ruas

Da página da Prefeitura:


06/08/2007

LIMPEZA URBANA

Cidade terá oito mil novas lixeiras

O Diário Oficial do município publicou hoje, 6, edital de licitação da Comissão de Licitações da Secretaria Municipal da Fazenda para a compra de oito mil novas lixeiras a serem instaladas na cidade. A compra será feita por pregão eletrônico no próximo dia 21 e faz parte do trabalho de renovação dos serviços de limpeza urbana. Após a assinatura do contrato, a empresa vencedora terá até 75 dias para iniciar o trabalho, que deve durar 10 meses, no máximo.

O coordenador do Grupo de Trabalho da Limpeza Urbana, Roberto Bertoncini, informa que a expectativa é realizar a contratação ainda no mês de setembro, transcorridos os prazos formais da licitação.

O edital prevê a instalação de 400 lixeiras a cada 15 dias. Os cestos terão pintura automotiva e serão feitos de aço galvanizado, mais resistente à depredação. Para garantir a durabilidade do material, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) irá montar um banco de dados, com informações sobre localização e manutenção das lixeiras, com apoio dos recursos de georreferenciamento da Procempa.


Solicitação dos Amigos da Gonçalo de Carvalho:

05 agosto 2007

SMAM atende parcialmente uma de nossas solicitações

Saiu no jornal Zero Hora:

Fontes alternativas
Fluorescentes, uma solução problemática

O uso de lâmpadas fluorescentes - estimulado pelo governo durante o "apagão" de 2001 e recomendado até hoje para economizar energia elétrica - pode pôr em risco o ambiente e a saúde da população.
É que essas lâmpadas contêm de 15 a 20 miligramas de vapor de mercúrio, um metal pesado perigoso. Quando quebradas, liberam o vapor, que se fixa em nosso corpo e pode causar danos aos pulmões, ao cérebro e ao sistema gástrico. Quando depositadas em aterros sanitários ou lixões, por exemplo, contaminam o ar e o solo.
No Brasil, algumas empresas fazem a descontaminação das lâmpadas, retiram o vapor e recuperam o mercúrio. Vidro, peças plásticas e soquetes de alumínio também são reaproveitados. Tudo isso tem um custo, estimado em R$ 0,40 por lâmpada. O vidro da lâmpada, que é muito resistente, pode ser usado na constituição da cerâmica. O mercúrio pode ser vendido para empresas que fazem termômetros e barômetros, e o pó fosfórico, após a descontaminação do mercúrio, pode ser vendido para o próprio fabricante, já que a matéria-prima é muito cara.
A questão é que a empresa mais próxima fica na cidade catarinense de Indaial, o que cria um problema logístico. Como o frete influencia no preço, só vale a pena reciclar quando há um acúmulo significativo de lâmpadas - o que, por sua vez, requer um local adequado para armazenamento.
Em Porto Alegre, uma resolução do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comam) que entrou em vigor este mês responsabiliza os estabelecimentos em que foram compradas as lâmpadas pelo destino final. As lojas terão uma licença para armazenar esse material e precisarão firmar contrato com uma das empresas de reciclagem. Segundo Alessandra Nogueira Pires, chefe da equipe de resíduos sólidos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam), ainda vai demorar para o comércio assumir a responsabilidade:
- A mudança não começa de uma hora para a outra, haverá etapas a serem cumpridas. Nossa primeira ação será chamar lojistas e supermercadistas para explicar que tipo de resolução é essa. No início vai ser mais complicado, mas depois a legislação será absorvida.

Link para a matéria na ZH:
http://www.clicrbs.com.br/jornais/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&edition=8163&template=&start=1§ion=Ambiente&source=Busca%2Ca1572364.xml&channel=9&id=&titanterior=&content=&menu=68&themeid=§ionid=&suppid=&fromdate=&todate=&modovisual=

Solicitação dos Amigos da Gonçalo de Carvalho:
http://goncalodecarvalho.blogspot.com/2007/04/algumas-sugestes-ao-plano-diretor.html
http://goncalodecarvalho.blogspot.com/2007/04/nossa-posio.html

Leia mais sobre as lâmpadas fluorescentes:
http://www.agencia.fapesp.br/boletim_dentro.php?id=5656
http://www.newmoa.org/prevention/mercury/imerc/FactSheets/lighting.cfm