12 agosto 2006

Vencemos! Obrigado a todos.

É hora de a agradecer a todos os que se uniram a nós para preservar a Rua Gonçalo de Carvalho.
Muitos preferiram ajudar no anonimato, repassando nossas mensagens, mesmo com conversas com conhecidos. Outros vieram para a rua, distribuindo panfletos, participando de nossas manifestações. Um obrigado muito especial aos que colaboraram nos pagamentos de cópias de panfletos, conclamações e para o pagamento do convite de enterro do Haine.
Todos os que nos incentivavam a continuar depois dos ataques raivosos de parte interessada da mídia, que nos acusava de sermos "contra o progresso e contra a cultura".
A vitória é de todos.
Um agradecimento especial ao jornais de bairro FLORESTA e JÁ, que desde o início de nosso movimento apresentaram nossa versão dos fatos de maneira digna e imparcial. Também à TVCOM que fez um programa CONVERSAS CRUZADAS debatendo o problema, antes da Consulta Pública na Igreja Batista, com o jornalista Lasier Martins. O jornal Zero Hora, especialmente o Caderno Moinhos sempre procurou apresentar os dois lados da questão.
Obrigado ao Ministério Público, que mais uma vez mostrou toda sua competência e dignidade.
Obrigado especial para a vereadora Sofia Cavedon, única representante de nossa Câmara de Vereadores a nos apoiar e que sempre esteve presente em todas as nossas manifestações públicas.
Mas também temos que agradecer aos que estavam do "outro lado".
As ofensas, as críticas descabidas, as ameaças, as tentativas de nos ridicularizar perante a opinião pública, as mentiras ditas fizeram com que nos uníssemos mais. Fizeram com que tivéssemos mais vontade de continuar lutando por nossas idéias.
Obrigado também para o IAB/RS, AGAPAN, Fundação GAIA, Movimento PORTO ALEGRE VIVE e inúmeros outros Movimentos e Associações que defendem a Qualidade de Vida e Ecologia, tanto do Brasil como do exterior, que nos apoiaram e incentivaram.
Este blog não terá mais motivos para ser atualizado, pois já conseguimos o que queríamos.
Hoje a Gonçalo está protegida pelo decreto que a transformou em Patrimônio da cidade de Porto Alegre. Este decreto veta toda e qualquer tentativa de modificação na rua.
Mas estaremos vigilantes, por via das dúvidas...

08 agosto 2006

Parece que AGORA é definitivo

O novo Teatro da Ospa será construído na bifurcação das Avenidas 1ª Perimetral e Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio), ao lado da Câmara Municipal, no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia). O anúncio foi feito hoje pelo prefeito José Fogaça, durante entrevista coletiva no Paço Municipal, da qual participaram o presidente da Fundação Ospa (Fospa), Ivo Nesralla, e secretários do governo. A escolha foi feita depois de estudos técnicos por órgãos e secretarias municipais, em parceria com a Fospa.

Fogaça explicou que a decisão levou em conta fatores como acessibilidade metropolitana, qualificação da paisagem urbana e potencial turístico, além de um estudo preliminar do impacto ambiental e adequação ao padrão do índice de construção permitido no local. "A Prefeitura indicou a área em consonância com a Fundação Ospa. Entendemos que o projeto pode ser incluído no programa de revitalização do Centro, qualificando a área e oferecendo aos usuários uma obra que ficará por gerações", considerou Fogaça.

Um grupo de trabalho coordenado pela Secretaria do Planejamento Municipal (SPM), com a participação das secretarias municipais do Meio Ambiente (Smam), da Cultura (SMC), de Gestão e Acompanhamento Estratégico (SMGAE), do Turismo e da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), analisou nove áreas na orla do Guaíba como alternativas para abrigar a sala sinfônica da Ospa.

Depois de estudar o projeto arquitetônico com os índices de volumetria e dimensão da obra, estimada em 15 mil metros quadrados, a Prefeitura optou pelo local. "É uma oportunidade de aproximar a Ospa cada vez mais da população", considerou o presidente da Fundação Ospa, Ivo Nesralla, lembrando que a construção resultará no sétimo teatro sinfônico do mundo, exclusivo para concertos. Com cerca de 1,5 mil lugares, o novo Teatro da Ospa prevê, além da sala sinfônica, a construção de uma concha acústica para apresentações ao ar livre e estacionamento.

Um projeto de lei ordinária para concessão de direito real de uso, por se tratar de bem público de uso comum (parque), será enviado à Câmara Municipal pelo Executivo. Depois da apreciação do Legislativo, o projeto será submetido a procedimentos administrativos de aprovação, como o Estudo de Viabilidade Urbanística (EVU) e o relatório de impacto ambiental.

Além de Nesralla, acompanharam o anúncio os secretários municipais do Planejamento Municipal, Isaac Ainhorn, da Cultura, Sergius Gonzaga, e de Gestão e Acompanhamento Estratégico, Clóvis Magalhães, e o vice-presidente da Fundação Pablo Komlós (entidade privada criada para viabilizar a construção do Teatro da Ospa), professor Oswaldo Leite.

(da página da Prefeitura Municipal de Porto Alegre)